O Processo, Franz Kafka


Opinião:
Esta foi uma leitura que me custou bastante fazer… É um livro denso, "escuro", anda-se sempre à volta do mesmo e onde as acções sem sentido são uma constante!
Andei 3 semanas a “mastigar” esta obra, para no fim concluir que é um grande livro! Ainda bem que foi escolhido para a leitura conjunta do clube de leitura Bertrand… ou teria ficado na estante por ler eternamente!
Este livro foi escrito por volta de 1914 e a sua mensagem é intemporal, é tão actual que até assusta e assusta no sentido de começarmos a pensar que a sociedade não aprende com os erros e não só não aprende como tem o “dom” de os repetir e isto sim é grave!!
Kafka, tece uma crítica que toma diversos caminhos, são eles a sociedade – representada pelo povo que espalha a vida alheia sem dó nem piedade e ao sistema jurídico que falha e avança, que acusa e que julga errando e que se deixa corromper. No que respeita ao sistema jurídico, Kafka é impiedoso, pois enaltece o poder de quem tem influência para mandar e governar!

K. personagem principal do livro, vê-se acusado de um crime do qual declara ser inocente. Inocente de quê? K. também não sabe a resposta, pois desconhece o crime que cometeu e desconhece o motivo pelo qual é acusado! K. é inocente, mas vê-se de mãos dadas com um processo que não tem fim e do qual toda a gente sabe que ele é acusado! E “o processo judicial transforma-se aos poucos na sentença final”.

Para além de ser uma crítica à sociedade em geral, esta é uma obra que critica a sociedade de que o próprio autor foi vítima. Kafka sofreu os horrores e os preconceitos praticados contra os Judeus, viu as famílias das suas duas irmãs serem levadas para um campo de concentração e lá serem executadas…
As perguntas impõem-se:
Executadas porquê?
Culpadas de quê?
Acusadas de quê?

Não é um livro de leitura fácil, mas é uma excelente obra e que merece ser lida e explorada!

3 comentários:

    Li O Processo há uns 15 anos; quando comecei não consegui parar: lia até à noite à luz do meu relógio. Como não tinha muito tempo para ler, no momento em que o li, levei mais de uma semana. Poucos meses depois comecei a usar óculos: ainda hoje não sei se uma coisa teve que ver com a outra, até porque para ler tenho que os tirar...

     

    Este livro faz parte da minha lista de melhores livros que li. Deixo aqui o link com o comentário que fiz da obra:
    http://sugestaodeleitura.blogspot.pt/2012/02/franz-kafka-o-processo.html

     

    Outro que gostava de ler!

     

Blogger Templates by Blog Forum