Carolina M. O. Cordeiro nasceu a 2 de Abril de 1979, em S. José – Ponta Delgada.
É licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade dos Açores. Desde há 11 anos a esta parte, tem vindo a aproximar a sua profissão como professora de Inglês à escrita criativa. Publicou poemas no Whose Who in Poetry e, mais recentemente, um livro de poesia Invictas Brotassem, sob o pseudónimos Clarice Nunes-Dorval, com a chancela da Chiado Editora.




Ora aí está algo complicado de responder. São muitos porque passei por várias fases (e espero passar muitas mais!) e a cada fase vem uma escrita, um tom, um tema, um autor e um livro diferentes.

Sempre fui considerada sensível, pelos demais. Nessa sensibilidade, vivia a ilusão de ter, na minha vida, uma vivência do passado, em particular dos finais do séc. XVIII, princípios do séc. XIX. E, como “sensível”, só posso falar de um livro que cresceu comigo nas fases mais distintas da minha vida.

Li-o depois de o ver em série. Li-o depois de encarar, visualmente, uma realidade que me aprazia. Li-o depois de perceber que ao ver aquele período da história de Inglaterra, retratado daquela forma, reconhecia o meu mundo. Li-o de uma forma, no passado. Ainda no passado, o reli e entendi-o de outra forma. E as formas de o entender, de o interpretar, já variaram de tantas maneiras (tantas quantas as (re)leituras) que, hoje, a minha visão da obra, nada tem a haver com a primeira, a “sensível”. Será que não, mesmo?

O que importa é que Orgulho e Preconceito, da Jane Austen é o livro da minha vida. É-o pelo romance; é-o pelos desentendimentos; é-o pela narrativa; é-o pela crítica social; é-o pela linguagem; é-o pelo cómico; é-o pelas personagens; é-o pelo apelo sexual; é-o pelo puro prazer de leitura. Sobre ele, já muito falei: da sua importância, da sua influência, da sua atualidade. Na minha mais recente faceta de blogger, este foi o meu post: http://thewayireadit.wordpress.com/2011/12/30/orgulho-e-preconceito-jane-austen-3/)

Como Orgulho e Preconceito ou como Pride and Prejudice, em livro ou em ebbok, é um companheiro constante de leitura.

Carolina M. O. Cordeiro


4 comentários:

    Olá Carolina,
    Ainda não li Jane Austen - shame on me :(
    Já tentei e já não me lembro o título que me fez desistir... vamos ver em 2013 se leio.
    Sempre podes sugerir no nosso clube ahah
    Obrigada pela tua participação aqui neste cantinho!

     

    Eu tenho este para ler e espero gostar!

     

    Mil Estrelas,
    Deixei-o a meio :( tenho de tentar de novo :P

     
    On 13 janeiro, 2017 Dulce disse...

    "Prontos" eu romântica assumida já li quase todos os livros de Jane Austen, falta Emma que está na mesinha de cabeceira há espera da sua oportunidade.
    Claro que gostei mas de um que outros, mas no geral gostei bastante, talvez por já ter visto todos eles na TV.
    Bjs

     

Blogger Templates by Blog Forum