Pearl S. Buck


O ano passado adquiri "Terra Abençoada" de Pearl S. Buck, recentemente editado pelo Clube do autor.  Outrora editada como "Terra Bendita". Mas faltava completar a trilogia. Assim, através de um grupo de trocas no facebook consegui os outros dois livros - "Os Filhos de Wang Lung" e "Casa Dividida"
Só não sei mesmo quando vou ler esta obra que me parece magnífica... mas isto já começa a ser um "problema" constante :)

Pearl S. Buck - "Filha de pais missionários presbiterianos, aos 3 anos de idade, em 1892, foi levada pelos pais para a China, onde foi criada. Estudou em Xangai até os quinze anos, tendo um preceptor confucionista, e trabalhou em um abrigo chinês para mulheres escravas e prostitutas. A China a marcou sensivelmente, e evoca a cultura chinesa na maioria de suas obras.
Estudou Psicologia nos Estados Unidos, em 1910, onde se formou em 1914, para depois retornar à China com a finalidade de lecionar na Escola Presbiteriana e cuidar da mãe doente. Casou-se com um especialista americano em agricultura que lá trabalhava. Sua primeira filha nasceu deficiente mental. Viveu na China até a Guerra Civil, no fim da década de 1920, quando, em 1934 foi removida para o Japão e de lá para os Estados Unidos da América, nunca mais retornando à China, tendo ficado desgostosa da política chinesa após a guerra.

Mestre em Literatura pela Universidade de Cornell em 1926, escreveu em 1930 Vento Leste, Vento Oeste, que obteve grande reconhecimento da crítica. Sua obra A Boa Terra, de 1931, vendeu 1,8 milhão de cópias somente no primeiro ano e, por ela, recebeu o Prémio Pulitzer em 1932. Recebeu o Nobel de Literatura de 1938.
Escreveu mais de 110 livros e várias novelas de rádio. Era contemporânea de Sinclair Lewis e Eugene O'Neil, dois grandes escritores norte-americanos. Era tão prolífica que em 1945 escreveu cinco livros e duas novelas de rádio. Muitos de seus livros foram transformados em filmes. Seu estilo combinava prosa bíblica com a saga narrativa chinesa, cuja vida e ambiente eram constantemente presentes em suas obras. Seu tema mais recorrente era sobre o amor interracial. Seu livro A Flor Escondida tem o mesmo insight da ópera Madame Butterfly, pois a história narra os problemas de uma família japonesa cuja filha se enamora por um soldado americano. Vários de seus livros foram escritos sob o pseudônimo de John Sedges.
Amiga de Eleanor Roosevelt, advogou muito pelos direitos que deveriam ser concedidos às mulheres e pela igualdade racial, bem antes dos movimentos dos direitos civis, nos Estados Unidos. Fundou e dirigiu o "Movimento de Auxílio à China". Pearl S. Buck fez com que a China moderna se tornasse compreensível para os povos ocidentais. Morreu em 1973, aos oitenta anos"

3 comentários:

    Há uns anitos li a Terra Abençoadae gostei bastante.
    O meu pai tem a trilogia mas confesso que nunca me deu para lhes pegar.
    Enfim, são muitos os livros para ler e muitos deles são clássicos e não há tempo para tudo.
    Mas que gostei, isso gostei.

     

    Tive a sorte de ter os livros dela em casa que foram publicados pela Livros do Brasil (penso que terá sido o meu pai e uma das minhas irmãs que os compraram). Gostei de todos os que li.

     

    Não conheço mas vão para a minha lista de livroa a requisitar na biblioteca. Obrigada pela sujestão.

     

Blogger Templates by Blog Forum