Moby Dick


Hoje comemora-se o 161º aniversário de Moby Dick


“Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas arpões a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.

Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.

O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou”*
 

Há algum tempo comprei o romance, no entanto ainda não tive coragem de lhe pegar e ler.

 

Muitas adaptações já foram feitas, para miúdos
 
 
e graúdos.


Hoje, curiosamente, peguei para ler


 
Moby Dick será para sempre imortal!
 
* texto retirado da Wikipédia

1 comentários:

    Nunca li este livro, mas em 2007 vi uma peça de teatro excelente sobre "Moby Dick". Lembro-me que tinha a interpretação de Miguel Guilherme e Maria Rueff nos papeis principais e que o palco era preenchido pela baleia. Era em madeira e enorme! Foi uma peça fantástica!

     

Blogger Templates by Blog Forum