Opinião:
“Querida Comprei um Zoo”, relata a vida de uma família que se aventurou a comprar um zoo, com todas as dificuldades/desafios que esta decisão implicava, tanto a nível profissional como pessoal. É também a história de Katherine que luta pela sua vida contra um cancro cuja cura parece impossível.
Esta história, apesar de verídica, a qual contempla elementos de coragem, muita alegria e ao mesmo tempo de muita tristeza, não me conquistou como leitora. É uma narrativa que expõe exaustivamente todos os trâmites da compra do zoo e da sua manutenção, o que fez com que não me sentisse presa à história. Pareceu-me que estava a ler um relato escrito por alguém que teve de manter a imparcialidade em relação aos factos expostos. Há certos momentos em que não se nota tanto este aspecto, nomeadamente no que concerne à história de Katherine. Mas há outros e, lamentavelmente na sua maioria, em que a falta de paixão a esta escrita é notória.
.
Penso que este é um dos raros livros cuja história ficará melhor exposta no grande ecrã.
.
Sinopse:
Em Outubro de 2006, Benjamin Mee, com a sua mulher, Katherine, e os dois filhos pequenos, a mãe de Bem, com setenta seis anos, e o irmão venderam tudo e mudaram-se para um jardim zoológico degradado nos limites de Dartmoor.
Assumindo a responsabilidade por uma colecção incluindo leões africanos, tigres siberianos e ursos-pardos europeus, juntamente com as responsabilidades igualmente avassaladoras da gestão do pessoal e das finanças do parque, iniciam juntos o percurso de uma vida de desafios novos e recompensas inesperadas. Perseguir um jaguar foragido, exercer diplomacia entre facções desavindas de macacos-verdes, recuperar um lobo em fuga e assegurar uma hipoteca de meio milhão de libras são apenas algumas das exigentes tarefas a concretizar.
No meio de tudo, a família é atingida pela tragédia: Katherine, depois de sobreviver a um tumor cerebral, recomeça a sentir os sintomas da sua doença. Cuidar da sua mulher torna-se outra tarefa a acrescentar às complexidades quotidianas da gestão de um jardim zoológico e da preparação da sua inauguração.
Querido, comprei um zoo é uma história comovente e animadora que relata os esforços da família para reconstruir o parque, em simultâneo com o declínio de Katherine, bem como os seus últimos dias e a forma como a família conseguiu seguir em frente.

2 comentários:

    On 07 abril, 2012 Mira disse...

    Olá Paula.
    Deixei-te uma Tag no meu blog, espero que respondas =)

    bjinhos e boa Páscoa!

     

    Olá,
    Já tinha pegado neste livro no ano passado, acho eu, acabando por o pôr de lado pelo facto de me ter aborrecido. É isto mesmo, a escrita não é nada cativante ou envolvente, é descritiva demais...
    Veremos como será o filme, estou curioso.
    Abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum