Sara Farinha é lisboeta de gema, licenciada em Socióloga do Trabalho, adora escrever, ler, viajar, música, fotografia e arte em geral. A sua primeira obra publicada é “Percepção, uma estranha realidade” e é administradora do blogue com o mesmo nome, assim como daquele que é a sua plataforma de autor em http://sarinhafarinha.wordpress.com/







“O Livro” aquele que para mim é único – “Fernando Pessoa – poesias escolhidas por Eugénio de Andrade”.
Quero fugir ao cliché de dizer que é difícil escolher um. Olhando para trás, pelo menos 14 deveriam figurar nesta lista porque, de alguma forma, moldaram aquilo que hoje sou. Mas como falamos de um só livro, fico por aquele que me tem acompanhado e ao qual volto incessantemente: “Fernando Pessoa – poesias escolhidas por Eugénio de Andrade”.
A poesia agrada-me e, a minha relação com a obra de Fernando Pessoa (assim como de outros poetas)é estreita. Este livro é único porque foi a minha primeira aula de poesia e, um dos primeiros livros que me foi oferecido por escolha própria. Foi ele que me despertou para a poesia e para a obra de Fernando Pessoa.
Para mim a poesia é um mundo em si mesmo, cheio de significâncias próprias e pessoais. Não consigo ignorar o apelo daquilo que não é explicado, do que é deixado à nossa mercê para interpretar e, é isso que torna as palavras algo meu.
Cada poema é uma pequena história. Todos são diferentes entre si e mostram diversas realidades,sentimentos e valores. Cada um é único e para cada momento da vida, há um poema que o ilustra.
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.”

 p.145 “Fernando Pessoa – poesias escolhidas por Eugénio de Andrade”, Campo das Letras – Editores, S.A. IBSN 972-8146-42-6

Sara Farinha

1 comentários:

    Bem interessante este post!
    Um poeta "lê" e gosta de outro poeta. Dois grandes poetas. Duas poesias tão diferentes...

     

Blogger Templates by Blog Forum