Opinião:
125 Truques para Emagrecer e Manter a Forma é um livro de Jean-Marie Marineau que nos alerta para os benefícios da boa alimentação. Nesta obra há um diálogo continuo entre autor e leitor que nos faz reflectir sobre a nossa alimentação e como podemos alterar os nossos hábitos de forma calma e continua…
Este é um livro cujo conteúdo não é uma novidade, mas este também não é mais um livro sobre o tão massacrado assunto: dietas. É diferente na forma como confronta o leitor com as suas opções. Para além desta relação que se estabelece entre autor/leitor que apreciei bastante neste livro, Jean-Marie, dá sugestões de receitas simples e eficazes no que concerne a saciar a fome com poucas calorias. Além disto também alerta-nos para vários erros que costumamos cometer – excluir a batata da dieta, comer fruta em grandes quantidades…
Diz ainda que podemos emagrecer com 1000 calorias e engordar com 900. Depende do que se come.

“Talvez seja uma verdade de La Palice dizer-se “que se deve comer para viver” mas também não se deve viver unicamente para comer. Ainda bem que a vida tem outras alegrias para nos oferecer (…).
Antes de tudo, deve comer-se para restaurar as forças, não apenas para satisfazer os sentidos (…) deve comer-se “consoante a fome” e não consoante o apetite”*
.
Esta foi uma leitura agradável, gosto de ler sobre o tema (pois tento seguir uma alimentação saudável), aconselho a quem quer emagrecer ou manter o peso e principalmente a quem pensa que já leu tudo sobre este assunto.

Sinopse:
Nesta obra repleta de conhecimento e de humor, o Dr. Marineau oferece-lhe conselhos preciosos para transformar um emagrecimento penoso num episódio agradável da sua vida. Graças às suas recomendações, saberá também como manter um peso são, aprendendo a reagir em todas as ocasiões que possam pôr em risco o equilíbrio que tanto se esforçou por atingir.
Este livro é a síntese de uma experiência considerável: a de um médico que há muito observa os seus semelhantes, quer do ponto de vista da sua saúde em geral quer no que toca aos seus comportamentos alimentares.
O autor dedica-se há vários anos ao estudo dos problemas ligados à nutrição e, em particular, ao tratamento da obesidade. Formou centenas de médicos na Europa e na América. O Dr. Marineau é também membro de várias associações médicas americanas e europeias.

*Retirado da referida obra

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum