Um bom romance / José Saramago

imagem retirada daqui
.
Ontem estava a ler “Conversas de Escritores” de José Rodrigo dos Santos e não resisti em partilhar convosco uma parte da entrevista a Saramago sobre o romance.

"José Rodrigo dos Santos- O que é para si um bom romance?

José Saramago - Um bom romance? Embora isto possa parecer um pouco pretensioso, eu estou por aquilo que foi dito por Kafka: o romance deve ser uma acha capaz de romper o mar gelado da nossa consciência. E eu, mais ou menos, acrescentava isto: se não for assim não vale a pena. Claro que isto é demasiado radical e nem tenho a certeza que ele o tenha dito.

JRS – Mas, se não o disse soa bem

JS- Se não disse, soa bem…Eu creio que sim, isto para mim foi fundamental. Não sou muito de abandonar a leitura de livros a meio. Em geral até tenho uma superstição de que o livro deve ser lido até ao fim, mesmo que não seja excepcionalmente bom. Sempre se está anunciando a morte do romance, o próprio Harold Bloom considera o romance uma espécie em vias de extinção. Não estou de acordo porque, se fizermos uma leitura daquilo que se vai fazendo não só por aqui como noutros países, o romance abriu-se, deixou de estar preocupado com a história mais ou menos verosímil. E abriu-se a quê? Abriu-se à poesia, abriu-se ao drama, abriu-se ao ensaio, abriu-se à filosofia. Em minha opinião, o romance – de acordo com as transformações por que passou recentemente e continua a passar – deixou de ser um género para se transformar num espaço literário.
" * (pág. 217)
.
*in Conversas com escritores de José Rodrigo dos Santos

5 comentários:

    Grandes e sábias palavras! O Romance já não é um género; é um espaço de criatividade, de reflexão, de arte!
    Eu tenho uma coisa em comum com Saramago (acho que só uma, para além de uma certa opinião que não vem ao caso): também a mim me repugna abandonar um romance mesmo que não esteja a gostar. Não me lembro sequer do ultimo livro de que desiti.
    De resto... Viva Saramago! Saramago SEMPRE!

     

    Manuel,
    Esta "conversa de escritores" com Saramago é muito muito engraçada. Um homem sábio :)
    Gostava de ter colocado aqui a entrevist na íntegra, mas corria o risco de não lerem devido ao tamanho. Assim, podem comprar o livro, até porque tem entrevistas muito interessantes: Sepulveda, Ian Mcewan, Gunter Grass, Jeffrey Archer...
    Uma leitura que recomendo!

     

    Sensacional - e não se poderia esperar menos, vindo de Saramago. Aliás, a imagem também é ótima. Abraços!

     

    Olá Paula.
    Penso que ainda se podem ver todas as entrevistas na integra no site da RTP, pelo menos foi aí que as vi todas e há entrevistas muito interessantes.

     

    Iceman,
    Não sabia :) com muita pena minha não consegui ver as entrevistas todas. Mas vou pesquisar sobre o assunto.

    Eduardo Trindade,
    Quando tiver o site das entrevistas, se o encontrar deixo no teu blogue :).

     

Blogger Templates by Blog Forum