Europa América - Mais Novidades

Título: 2012 – Cenários para o Fim do Mundo
Autores: Didier Jamet e Fabrice
Colecção: Millenium
Pp.: 216

21 de Dezembro de 2012. Será essa a data do fim do mundo? O rumor circula pela Internet incentivado pelo filme 2012, de Roland Emmerich, segundo o qual estaríamos à mercê de um corpo celeste gigantesco, da inversão do campo magnético terrestre, de uma enorme intensificação da actividade solar, entre outras possibilidades.
A obra procura analisar essa hipótese com base no conhecimento científico actual. Porém, à semelhança do que aconteceu noutras eras, remete-nos para possível ocorrência de outros cenários ainda piores, os quais afectaram a sobrevivência de espécies inteiras.
Os autores procuram esclarecer o nosso futuro à luz destes acontecimentos do passado, bem como de fenómenos astronómicos raros e intensos que não deixam de constituir uma ameaça para o planeta, como, por exemplo, a explosão de uma supernova.
Conseguirá a ciência determinar com exactidão a data do fim do mundo? 2012 será o nosso último ano? E, se não for 2012, poderá esse terrível acontecimento suceder em breve?

Didier Jamet é jornalista na área da ciência e autor de várias obras sobre o tema.
Fabrice Mottez é astrofísico no laboratório Univers et Théories (LUTH) no Observatório de Paris-Meudon/CNRS.
Ambos participam no website dedicado à actualidade da astronomia: www.cidehom.com

A resposta da ciência aos imaginários ou plausíveis cenários apocalípticos.
.
Título: A Rainha Vitória
Autor: Jacques de Langlade
Colecção: Grandes Biografias
Pp.: 336

O reinado da rainha Vitória, um dos mais longos da história (1837-1901), marcou o apogeu do império britânico e o domínio do Reino Unido, a primeira potência mundial.
Coroada rainha aos 18 anos, Vitória impõe-se rapidamente, apesar da sua juventude e falta de experiência. Não tarda a afastar-se da sua mãe e do amante desta, revelando o seu carácter independente. Reina sozinha, apreciando as homenagens, as festas e os bailes. Casa-se por amor com um príncipe alemão (de quem terá nove filhos), não seguindo os conselhos da sua mãe, que se opunha a esta união. Impõe o estilo «vitoriano», caracterizado pelo rigor, ao qual recorre como fachada de acordo com os seus interesses. A própria Vitória não fica imune aos rumores de ligações amorosas que fazem as delícias de uma alta sociedade em declínio a cada dia que passa e que ela tanto menospreza. Conhecida pela sua energia e autoritarismo, respeita sempre o regime parlamentar sem nunca deixar de manifestar as suas opiniões nem as suas preferências, que dissimula sob uma máscara austera de caprichos, impulsos e paixões. Adorada pelo povo — pelo menos após a morte do marido em 1861 —, a rainha Vitória é uma figura incontornável que contribuiu fortemente para o corolário da monarquia.
Jacques de Langlade é um especialista da história de Inglaterra e autor de inúmeras obras e várias biografias, como as de Oscar Wilde, Almirante Nelson, Disraeli, entre outros.
.
Título: O Cientista Disfarçado
Subtítulo: Investigando os Pequenos Acidentes do Dia-a-dia
Autor: Peter J. Bentley
Colecção: Fórum da Ciência
Pp.: 256

Todos nós sabemos como as coisas podem correr mal: nódoas de vinho, torradas queimadas, computadores avariados… Mas quantos de nós param para pensar porque é que estes acidentes acontecem?
O Cientista Disfarçado, de Peter Bentley, é fascinado pela ciência do dia-a-dia, e neste livro esclarecedor, organizado num daqueles dias em que tudo parece correr mal, investiga a ciência por detrás de cada acidente, desde o fatídico episódio de não ouvir o despertador, a deixar a torneira da banheira a correr até inundar a casa de banho.
Ao fazê-lo, explica de forma clara o que acontece quando colocamos um objecto de metal no micro-ondas (as ondas eléctricas fazem com que o metal aqueça como o filamento de uma lâmpada) e o motivo pelo qual o suco da malagueta nos causa um ardor insuportável nos olhos (as malaguetas contêm um químico que faz com que as nossas terminações nervosas reajam como se se tratasse de uma queimadura). A partir destas questões, vai mostrar-nos como estes acontecimentos tão simples fazem parte de um padrão de princípios científicos que regem o mundo à nossa volta.
Se quiser saber como é que um motor a diesel consegue funcionar com óleo alimentar ou porque é que um raio nunca cai duas vezes no mesmo sítio, O Cientista Disfarçado tem resposta para tudo.
.

Título: Guia Prático das Urgências Familiares
Autora: Anne Geoffroy
Colecção: Arte de Viver
Pp.: 124

O que estava a faltar na sua caixa de primeiros-socorros.

Está na companhia de um amigo e, de repente, ele tem um enfarte.
Será que sabe o que fazer, que cuidados deve prestar-lhe e que poderão salvar-lhe a vida? Outro exemplo: o seu filho sofre queimaduras graves. O que fazer enquanto aguarda pela ambulância?
Tem de ser prático. A qualquer momento, pode acontecer algo que coloque em perigo a vida de alguém que lhe é próximo ou que se encontra simplesmente no mesmo local que o leitor. Este guia claro e completo, de fácil consulta, ensiná-lo-á a agir da melhor forma em qualquer situação. Se este livro estiver sempre consigo, o leitor nunca será apanhado desprevenido. Eis o que estava a faltar na sua caixa de primeiros-socorros!
Um guia útil que todos devemos ter. Para além dos conselhos que devemos seguir em caso de urgência, esta obra apresenta ainda uma série de informações sobre remédios caseiros que curam as doenças mais comuns, como, por exemplo, a obstipação nasal, a laringite, a gastrenterite, etc.
Conselhos práticos que evitarão as idas constantes ao médico!
Um guia que deve ler com toda a atenção e trazer preciosamente consigo. Ele permitir-lhe-á ora tratar dos problemas de saúde menos graves ora acudir nos casos de doenças de maior gravidade. Quem sabe se em breve não irá salvar uma vida?

2 comentários:

    Olá. Passei pelo teu blog e gostei bastante, pelo que adicionei aos meus links favoritos. Vou continuar a passar. Bjs

     

    Bem útil!

     

Blogger Templates by Blog Forum