Esta leitura surge no âmbito da 4ª leitura conjunta do blogue Destante .

A minha opinião:
(contem spoilers)
Oscar Wilde, brinda-nos com um conto bastante divertido em que todos os personagens intervenientes causam-nos um sorriso. São personagens especiais que rapidamente se tornam amigos de quem lê este conto, inclusive o fantasma, pelo qual nutri um carinho especial.
É de notar toda a crítica durante o conto à sociedade Americana, uma crítica característica de Wilde.
Passando à história em si, Otis um diplomata americano, compra o Castelo de Canterville, para ir lá viver com a sua família: a sua mulher Lucrécia e os seus quatro filhos, Washinton de 18 anos, Virgínia de 15 anos e os gémeos de 8 anos.
Durante a compra, Otis é alertado para o facto de “viver” um fantasma na casa, um fantasma que faz parte da família Canterville (Simon Canterville) que em tempos matara a sua bela esposa e prova disto é a mancha deixada na sala de jantar.
A família não se importando com o fantasma, nem acreditando muito em semelhante mito compra o Castelo e muda-se para lá. Então, as peripécias começam entre esta família e o nosso fantasma Simon. Pois, estes americanos ainda iriam arreliar bastante este pobre fantasma e lhe dariam conselhos sobre como olear as suas correntes para minimizar o barulho nos corredores aquando das suas saídas nocturnas.
Simon (o fantasma) começa a ficar deprimido e impotente no que respeita às suas partidas. Virgínia apercebendo-se da apatia deste, decide intervir junto de Simon e começa então a compreendê-lo, emocionada esta menina de 15 anos chora e a sua compaixão finalmente liberta este ser que já deveria estar a descansar há muito.
Uma leitura que aconselho!
.
Classificação: 6/7 Excelente

3 comentários:

    On 17 janeiro, 2011 Argos disse...

    Cara amiga

    Temos o prazer de convidar-te para comemorar connosco, a partir de hoje e durante três dias, o aniversário do nosso blog.
    A festa ocorrerá no nosso Farol.

    Contamos com a tua presença.

    Um grande abraço

    Argos, Tétis e Poseidón


    P.S. Como prova do carinho, apoio e amizade que sempre recebemos de ti, gostaríamos que aceitasses e levasses para o teu blog o selo comemorativo do 2º aniversário do nosso “Um Farol Chamado Amizade”.

     

    Adoro Oscar Wilde! Tem dos contos mais fantásticos, belos e dolorosos que me lembro de ler!^
    Com tanto humor às vezes também.
    Boa escolha, querida paula.
    Abraço do falcão

     
    On 30 janeiro, 2011 Anónimo disse...

    Oscar wilde é magnífico, escritor que revela sua opinião para uma sociedade doente, escritor inglês que admiro muito escreveu O retrato de Dorian Gray, como não lembrar de Dorian,jovem fascinado com sua beleza entrega tudo para viver uma vida cheia de glamour.No final desta obra percebemos que nos deixamos persuadir muito fácil.Henry é o retrato da sociedade que ilude nós humanos ao ponto de não valorizar o nosso viver. Abraços adorei a postagem.

     

Blogger Templates by Blog Forum