Marcador "Hospital das Bonecas"


Quando era miúda, sempre que ia a Lisboa, a minha mãe levava-me ao “Hospital das Bonecas” na Praça da Figueira. Eu achava uma piada enorme, pois podia levar uma boneca que estava “doente” (com uma perna ou a cabeça fora do lugar) e voltava com ela como se estivesse nova.
Hoje, foi a vez de levar lá a minha filha, que ficou encantada com o lugar e com a história da loja. Ofereceram-nos este lindo marcador, quer dizer, ofereceram, à minha filhota, mas eu fui logo pedindo um para mim, afinal faço colecção e tinha de ter um igual :P.
Aqui fica a história deste lugar encantado, onde o tempo passou, mas preservou de forma especial.
A história consta na parte de trás deste maravilhoso marcador.
.
Hospital das Bonecas
(Fundado em 1830)
“Era uma vez uma senhora velhinha que há muitos anos (ainda não havia automóveis) se sentava a fazer bonecas de trapo à porta da sua pequena loja de ervas secas.
A loja ficava junto a um mercado e nesse tempo as crianças andavam sempre com os pais ou com os avós e a ida ao mercado era tão divertida como agora ir aos centro comercial, ou talvez mais!
Havia patos, coelhos, galinhas, pombos, peixes de muitas cores, frutas e flores que juntamente com grandes molhos de cenouras, rabanetes e couves criavam uma mistura única de sons e cheiros.
As crianças não tinham medo de se perder, toda a gente se conhecia e tinha nome, Lisboa parecia mais pequena.
Assim, de vez em quando, a manhã era passada junto à D. Carlota (era assim que se chamava) a espreitar as bonecas que ela ia fazendo. Depois conversando, sempre se ia contando os males das bonecas e ela a pouco e pouco lás as ia consertando.
Acho que foi assim que começou o Hospital das bonecas! Os anos passaram, o mercado acabou mas as crianças então já mães e avós foram contando aos seus filhos que havia uma pequena loja onde o tempo passava um pouco mais devagar e onde sem pressas se podia brincar ao “faz de conta” ainda hoje é o que fazemos”.

6 comentários:

    On 01 fevereiro, 2011 Anónimo disse...

    Obrigada por me fazeres recordar algo que também era tão especial para mim! O Hospital das Bonecas na Praça da Figueira!!! :)

    Beijinhos

    Fernanda
    (de As Leituras da Fernanda)

     

    Era mesmo especial esta ida ao Hospital, uma ida cheia de expectativa :)
    Abraço

     
    On 01 fevereiro, 2011 Anónimo disse...

    O hospital não conheço, mas fiquei com alguma invejita do marcador original.
    Também faço colecção.
    Isabel

     

    Nunca lá fui. Numa próxima ida a Lisboa tenho mesmo de não me esquecer de visitar esse Hospital das bonecas, que a minha mãe conheceu e sempre me falava quando eu era miúda.

     

    O marcador é lindo!!! E as histórias: a tua, da tua filhota e do Hospital das Bonecas, também. :)

     

    Isabel, N. Martins e Tons de Azul,
    Neste "hospital" fazem-se restauro de bonecas e vende de pequenos tesouros para rechear as casinhas das bonecas. Tudo ao pormenos :) É simplesmente lindo!

     

Blogger Templates by Blog Forum