Nesta grande obra, Fiódor aborda essencialmente um tema: “A mente humana”. O próprio título do livro acaba por dar uma pista “Crime e Castigo”. Há um crime, mas como será o castigo? Este será principalmente a nível psicológico! E haverá castigo pior do que a auto-punição? Este é o ponto fulcral desta obra: “A mente humana: a auto-punição”

Ródion, estudante universitário, é pobre, vive num quarto onde só cabe um sofá onde dorme; uma pequena mesa e umas cadeiras. O quarto é tão pequeno que estando lá quatro pessoas, estas mal se podem mexer. Este cubículo onde vive, aprisiona-o a nível físico e psicológico. No entanto, a sua mente vagueia à procura das mais complexas respostas que têm a ver com a sua própria existência.
Ródion divide as pessoas em dois grupos: o grupo dos inferiores e o grupo dos homens propriamente ditos (os que no seu meio têm talento para dizer uma “palavra nova”).
Tentando provar a si mesmo que faz parte deste último grupo, Ródion comete um crime e posteriormente apecebe-se que faz parte dos inferiores. Caso contrário não se auto puniria com a finalidade de encontrar a paz.
Todas as interrogações e reflexões pelas quais o personagem principal passa estão directamente relacionadas com Dostoievski. Pois este esteve preso e foi condenado à morte por conspirar contra Nicolau I da Rússia. Assim, conviveu de forma próxima com os presos e os seus fantasmas. Ele próprio teve oportunidade de dar valor à sua própria vida, uma vez que esteve vendado num campo de fuzilamento para levar um tiro e no último minuto foi-lhe concedido o perdão. Este aspecto também está bem realçado na sua obra, quando refere na voz de Ródion que não quer apenas existir, mas viver (esta passagem fez-me lembrar a frase de Óscar Wilde)!
Em Crime e Castigo os personagens assumem um papel representativo da diversidade humana: Ródion (existencialismo e auto-punição); Ludjin (personificação da maldade); Sónia (é a bondade, é aquela que se sacrifica em prol dos outros sem limites); Katarina Ivánovna (loucura, é aquela que quebra o limite da razão) Dúnia e Razumíkin (são o equilíbrio entre todos estes personagens...
Todos os personagens, nas suas acções acabam ,muitas vezes, por estar entre a razão e a loucura, têm em comum a pobreza com excepção de Ludjin e note-se que essa loucura é indissociável do sofrimento.

(Quem não leu e pretende ler a obra aconselho a não ler a partir daqui pois contém spoilers, desculpem não consegui evitar)

Por fim e por influência da mulher que o ama, Ródion confessa o seu crime e passa oito anos na cadeia da Sibéria (local onde o próprio Fiódor esteve detido).
Durante todo o romance, Ródion é um personagem frio, sofredor, gosta de estar só e não admite ajuda de ninguém para com ele. No entanto, o amor de Sónia traz a redenção a Ródion, fazendo-o renascer para a vida como um novo homem!

Este foi dos melhores livros que li até hoje, não só pela estória em si, mas pela grandeza dos personagens, pelo que nos transmitem, pela dualidade dos pensamentos e principalmente por me fazer reflectir sobre a complexidade da mente!

Sem dúvida uma obra prima da literatura!

Classificação 7/7 Obra Prima

11 comentários:

    On 03 janeiro, 2010 Day disse...

    eu comprei o livro ano passado, já peguei duas vezes, mas não consegui ir adiante...agora fiquei bem animada.

     

    Concordo com tudo o que a Paula escreveu. Acho que fizeste uma excelente interpretação da obra.
    Trata-se de um dos livros mais magníficos que alguma vez se escreveram.
    Uma história excelente, com um estudo profundo e apaixonante da alma humana. Mas eu sou suspeito para falar do grande Fiodor :)

     

    Olá Paula!

    Fico muito contente que tenhas gostado e sobretudo por teres percebido o romance e o muito que está por detrás dessa grande obra que é Crime e Castigo.

     
    On 04 janeiro, 2010 sonia disse...

    Paula,

    Não li,mas estou motivada e irei ler.
    Obrigada por compartilhar.
    Com carinho,
    Sonia

     

    OI querida ..Eu nunca tenho coragem de começar este livro, temas deste tipo naum me chamam atenção , mais de pois da sua resenha ateh fiquei um pouco animada ..

     

    Ainda não li esse livro.. mas agora fiquei curiosa ;)

     
    On 04 janeiro, 2010 Argos disse...

    Parabéns Paula!
    Uma magnífica escolha e uma excelente interpretação.

    Abraço

    ( gosto muito deste autor)

     

    O tema é perturbante, e a classificação que deste também :O Agora fiquei curioso, porque embora este enredo não faça propriamente o meu género, 7 em 7 na nota é algo que não pode ser ignorado!

     
    On 05 janeiro, 2010 Paula disse...

    Day, Sónia, ludmilla, ThayFreir, Tiago:
    Este foi dos livros que mais tempo levei a ler. Houve necessidade de fazer pausas e reflectir. Pois, nas entrelinhas existem "n" informações. Pesquisei também um pouco sobre o autor e a sua vida para uma melhor compreensão do livro.

    Uma leitura que aconselho, no entanto, é preciso querer ler Dostoiévski. Ou a desistência será também fácil :)

    Manuel,
    Fiódor tenta abordar/explicar todos os "fantasmas" do nosso ser, da nossa alma. As dúvidas que nos atormentam...
    Ródion é uma pessoa atormentada pelas suas dúvidas, pelos medos e principalmente pelas suas certezas...no fundo e para além de tudo o que Dostoiévski quis transmitir ao longo do seu romance, Ródion tem um pouco de todos nós...

    Iceman,
    Este foi um livro que já tinha na estante há anos. No teu blogue dizes que para ler Doistoiévski há que querer, há que ter vontade. Tens toda a razão! Não é fácil, mas é maravilhoso :)
    Pena nunca o termos lido no Fórum da Estante dos Livros (leituras conjuntas), assim poderíamos ter discutido aquela parte de Napoleão ;)

    Argos,
    Foi o primeiro que li de Fiódor, mas não será o último :)

    Um abraço a todos!

     

    Não li a obra mas irei no seu encalço, porque a recomendação foi muito boa, e também porque, segundo a Paula informa, a acção passa-se no tempo dos Romanov, que de todo me interessa profundamente.
    Com amizade

     

    Não se pode ficar indiferente a uma crítica tão boa!

    Catherine

     

Blogger Templates by Blog Forum