.
A minha opinião:
.
Quando ouvi falar neste livro fiquei curiosa, pois havia sido um desafio proposto pela Porto Editora a seis escritores (à excepção de um) nossos conhecidos e com diferentes estilos literários. São eles: Ana Cristina Leonardo, Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares, João Pedro Mésseder, Rita Saldanha e Rui Zink.
.
O desafio consistiu em escrever sob o tema "Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com problemas" O desafio era exactamente este: "com problemas", ou seja, tentar desmistificar os personagens dos contos da chamada literatura infantil tradicional. Em que na maioria das vezes são perfeitos e vivem felizes para sempre.
.
Achei a nota introdutória de Pedro Sena-Lino magnífica e muito adequada ao público alvo. Pois, as crianças passam cada vez mais tempo no computador, quer seja estudando ou brincado. Cabe a nós, pais e educadores gerir este tempo de maneira a que tantas outras coisas não sejam esquecidas e que a leitura seja uma delas. Então a nota introdutória de Pedro Sena-Lino Começa assim:
.
"Um jogo de computador com páginas.
Nunca jogaste um jogo de computador com páginas?
Então não sabes o que perdes.
É um livro. Mas não é tipo de pegar no livro e ver só os desenhos giros. Isso não é nada e até é um bocado bebé, desculpa lá.
É agarrar o livro com as duas mãos e atirares-te lá para dentro como se o livro fosse um jogo de computador. E é bem melhor porque aqui podes imaginar tudo: as tuas armas, os cenários, a cara dos teus inimigos!
(...)
Os livros são os lugares onde nós somos mais livres e maiores. Por isso esperamos que continues a viver aventuras neste e em outros livros"
.
Os seis contos são simples, repletos de personagens que nos fazem sonhar e mergulhar nas histórias (atenção que estes personagens debatem-se também com problemas no seu dia a dia: o pirata que tinha medo da água ou o príncipe que "via" de maneira diferente), todos eles deixam uma mensagem nas entrelinhas, o medo, a bondade, a dúvida, a prudência...
.
Um livro de contos que tenho a certeza irá agradar miúdos e graúdos :)
.
Classificação: 5/6 - Muito bom
Para breve um passatempo com o sorteio de 3 exemplares :)

11 comentários:

    On 08 novembro, 2009 CICL disse...

    Ola Paula,

    sabes que adoro livros para crianças e confio imenso nas tuas opiniões...

    Beijos

     

    Parabéns pela postagem sobre o livro...seu blog esta sempre maravilhoso.
    Quero agradecer sua presença no História Viva...sinta-se sempre em casa lá.
    gostaria de lhe informar que estarei indicando como blog da semana amanhã.
    abraços

     

    Fiquei curiosa!...
    Eu e os livros...
    Gasto muito dinheiro em livros, principalmente de histórias e as que gosto mais, são mesmo as tradicionais.
    A minha neta, tem cinco anos, conto-lhe histórias, desde que nasceu!...Hoje ela anda sempre a perguntar-me "quando me trazes outro livro?" Adora histórias.
    Sou "contadora" e sempre que leio, ou aprendo uma história, ela é a primeira a ouvi-la. Delicia-se!...E eu também claro.
    Fico a pensar nessa. A capa é atraente...
    Bjo
    Áurea

     

    Mas que interessante! As palavras COM PROBLEMAS chamou-me atenção. Vou decerto comprar este livrinho. Adorei a introdutória que sublinhaste do Pedro Sena-Lino, é de facto magnifica!
    Bjitos

     

    Adorei seu blog...
    ja sou sua seguidora e te linkei

    bjux e apareça

     

    Cristina e Aurea,
    É um livro que vale a pena ler às nossas crianças
    Beijo

    Eduardo Marculino,
    Obrigado Eduardo e tu é que estás de parabéns pelo trabalho magnífico que realizas no teu blogue. Um abraço

    Flicka,
    Acho que vais gostar,
    Beijinho

    Maraiza,
    Seja bem vinda e passo já no teu blogue
    Um abraço

     

    Agora que começa a corrida às prendas de natal, aí está uma bela sugestão. Grandes nomes em pequenas histórias e com um tema delicioso. Estou muito curioso para ver um "pesadão" Gonçalo Tavares abordar um tema tão levezinho ou um brincalhão como o Rui Zink a escrever para crianças.
    Também achei esta nota introdutória absolutamente deliciosa.
    Sim, vou oferecer, mas primeiro vou "provar" :)

     

    Manuel,
    É como eu disse Manuel, vai agradar miúdos e graúdos. Eu gostei bastante, acho que também vais gostar e depois, cada história tem uma ilustração linda (uma só). Estes contos vão fazer as delícias das crianças.
    Um abraço!

     

    Olá Paula....Gostaria de avisar que escolhi este espaço como BLOG da semana no História Viva.
    Tem um selo para ti no endereço
    http://historianovest.blogspot.com/2009/11/blogs-da-semana_09.html
    Parabéns pelo excelente trabalho que realiza.
    abraços

     

    Olá Paula:

    Tens um mimo à espera no Páginas Desfolhadas.

    Boas Leituras!

     

    Eduardo,
    Muito obrigado

    Páginas Desfolhadas,
    Obrigado

    Um abraço aos dois!

     

Blogger Templates by Blog Forum