Como já se esperava - Saramago causa polémica...
20/10/2009 by Paula
Eurodeputado convida Saramago a renunciar à cidadania portuguesa.
"Lisboa, 20 Out (Lusa) - O eurodeputado social-democrata Mário David exortou hoje o escritor José Saramago a renunciar à cidadania portuguesa por se sentir "envergonhado" com as recentes declarações do Nobel da Literatura sobre a Bíblia.
.
No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago "há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!"
No sítio pessoal na Internet, o vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE), eleito pelo PSD, escreveu hoje que José Saramago "há uns anos, fez a ameaça de renunciar à cidadania portuguesa. Na altura, pensei quão ignóbil era esta atitude. Hoje, peço-lhe que a concretize... E depressa!"
.
"Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", questiona o eurodeputado."ª
ªInformação retirada daqui .
"Tenho vergonha de o ter como compatriota! Ou julga que, a coberto da liberdade de expressão, se lhe aceitam todas as imbecilidades e impropérios?", questiona o eurodeputado."ª
ªInformação retirada daqui .
Olá!
Passei p/ deixar um beijo e dizer que tem selinho p/ vc lá no meu blog.
Bjs!
Acho tanta piada a estes moralistas de trazer por casa!
O Saramago disse disparates. Eu não sou católico mas acho que ofendeu, sem necessidade nenhuma, todos os católicos. O que aconteceria se ele tivesse falado nos mesmos termos sobre os muçulmanos?
Mas isto não é motivo para que venham outros meter-se na polémica e atiçando a discussão desta forma desabrida e despropositada! Isto é colocar gasolina na fogueira. Se Saramago queria protagonismo (quereria?) o que quer este euro deputado que ninguém conhece?
Por mim, independentemente da polémica, agradeço a Saramago tudo quanto tem feito pela literatura portuguesa e por Portugal. Quanto ao senhor David, não tenho nada para agradecer...
Credo, também não é para tanto!
Todas as pessoas têm direito à sua opinião até Saramago. Também que é um pessoa pública e etc. Mas as pessoas que ouvem é que têm ter discernimento para o apoiar ou não.
Sou católica praticante e não fiquei minimamente afectada pelas declarações dele. São pontos de vista. Ele tem o dele eu tenho o meu.Tão simples como isso!
Também não vou deixar de ler os livros dele por isso.
Bjoka
Obrigada por postares Paula.
è execrável esta atitude , o senhor deputado que leia a bíblia, e veja a carga de desumanidade que ela transporta . Confira. E digo isto não a propósito do livro que estou a ler com gosto , porque não alinho com ideias recebidas como diria Boudon. Esta atitude revela por outro lado um pôr-se em bicos de pés à sombra de Saramago , já que ninguém o conhece esse senhor.
Um homem que desafia os poderes instituidos num país de sem tradição de pensamento é sempre bem vindo .
Vivemos a bichanar desde a Inquisição . Chega !
Érida,
Obrigado pelo selo :)
Manuel Cardoso, Jojo e anónimo,
Acho que estamos todos de acordo, quanto ao exagero deste eurodeputado :)
Eu sou católica e as palavras de Saramago não me afectam nada.
Bom, agora quero mesmo ler CAIM!
Um abraço a todos.
Pois leia que vai gostar é humaníssimo , e não transporta a desumanidade que lemos no livro sagrado , e que á semelhança de outros livros religiões monoteistas tem sido responsáveis pelos grandes fundamentalismos que grassam pelo mundo.
Cumprimentos
Lx
fico satisfeito por ver pelo menos um sitio na blogosfera onde Saramago não é atacado com toda a força... e que este caso foi elevado a um exagero ridículo...
cumps..
Quanto mais conheço a religião Católica mais me convenço que foi a maior praga que alguma vez surgir à face da Terra.
Quanto mais oiço estes beatos fascizóides falarem, mais nojo tenho dessa religião.
Curioso a beatice vir sempre do PSD.
Paula,
deixando esta polémica de lado, tens selinhos à tua espera no meu blog!
Bjoka*
PS:Também quero muito ler Caim!
Porque razão haveria o Saramago de renunciar à nacionalidade portuguesa? Acaso desacreditar a Bíblia é desacreditar Portugal? Esta nossa velha tendência de muito facilmente deitarmos fora o que temos de bom, tem contribuído, e de que maneira, para sermos os pequenos que somos.
Talvez existam por aí muitos cotovelos a doerem, pelo facto de Saramago ter chegado aonde chegou, tendo por percurso apenas os caminhos simples da vida.
Anónimo,
Assim que passar pela livraria vou comprar CAIM e fazer um post.
JP, Iceman e Poeta do Penedo,
A estupidez de algumas pessoas é enorme e não sabem discernir e validar opiniões diferentes.
Levam tudo ao exagero extremo. Pelo que pude averiguar, no link que coloquei aqui no post e que reencaminha para as notícias da Sapo, a maioria dos comentadores está a deixar comentários contra o Nobel. É como diz o poeta, é devido a estas mentalidades que continuamos pequeninos.
Iceman, vê lá se o eurodeputado lê o que escreveste :P ainda "manda" fechar o blogue ahahah
Esse eurodeputado, bem que merece a nossa gargalhada de desprezo :D
Um abraço a todos e vamos ver em que é que isto vai dar!
Hummm...
"Se não pensas cvomo eu, não podes habitar o mesmo território, nem pisar o mesmo solo"?!
Hummm...
Beijos, Paula.
Marcelo.
este foi o comentário que ainda há poco enviei num blog a despeito desta polémica:
"Quanto a esta polémica, bem, penso que Saramago falou de uma forma que muitos acham incorreta, sendo ele um Nobel. Eu cá acho que ele tem a sua razão quanto à violência que afirma (e eu confirmo) haver na Bíblia.
Eu acho que já todos sabiam a opinião de Saramago quanto à Bíblia, afinal, já houve uma polémica semelhante em relação ao seu livro “O Evangelho de Cristo”… e por isso, penso que estão a alimentar uma polémica que só traz constrangimentos para todos, quer sejam católicos, evangélicos ou mesmo para quem não acredita num “Deus”."
De facto há gente muito imbecil.
Tenho vergonha de ter um eurodeputado que é uma besta. Ele que trate de fazer o seu trabalho bem feito, que é para isso que os portugueses lhe pagam, e deixe os escritores fazerem a tarefa deles. Se esse eurodeputado não quiser ler o livre do Saramago,não leia, não é obrigado e não vem mal ao Mundo (Saramago não se importa). Agora a política que ele faz na Europa é que pode trazer grando mal a todos nós. Por isso esteja caladinho, guarde as opiniões sobre o Saramago só para si , que eu agradeço.