" Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular..."
.
A minha opinião:
.
"As Velas Ardem até ao Fim" é um dos melhores romances que li sobre a amizade e o melhor livro de Sándor Márai!
Um romance excelente, que não é mais do que um diálogo entre dois amigos que se encontram 40 anos depois, com o intuito de esclarecerem um assunto que há muito os separou.
Todo o cenário do tão aguardado encontro é meticulosamente preparado, tendo em conta o último jantar que tiveram há 40 anos. O mesmo serviço de jantar, as mesmas iguarias, o mesmo vinho e no centro da mesa estão as mesmas velas que irão arder até ao fim!
Durante o diálogo, um dos personagens vai levantando questões que acabam por não serem esclarecidas. Entre as perguntas que faz vai também reflectindo sobre a amizade de ambos e sobre a amizade em geral.
Um livro excelente, com reflexões profundas. Recomendo!

Classificação 6/6 - Excelente

19 comentários:

    Olá Paula

    Fiquei curiosa com a sua resenha, não conhecia o livro nem o autor, mas... Vou registar na minha listinha.

    Bem hoje, a minha lista vai aumentar e bem... Só encontro boas sugestões.

    Beijinho

     

    Indubitavelmente um livro recomendável.

     

    Marta,
    Felizmente este é o "problema" dos blogues :) Ficamos perdidas com tantos livros bons:)

    Luis,
    Olá, bem vindo ao blogue :)
    Este livro de Sándor Márai é um dos meus livros preferidos. É magnífico :)

    Abraços

     
    On 08 setembro, 2009 Jojo disse...

    Olá Paula!
    Este é um daqueles livros que há muito anseio comprar. Já tive com ele na mão e tudo. Mas na altura não o pude adquirir. Quando finalmente consegui amealhar o suficiente para o comprar já não havia. :(
    Já ouvi li maravilhas sobre este livro e incluindo a tua crítica. Vou ver se o encontro na biblioteca.

    Bjokinha***

     

    Olá Paulinha,

    Tens toda a razão, enganei-me mesmo no nome e peço-te mil desculpas por isso.
    Como a "Martinha" se tornou nossa seguidora, quis deixar-lhe um Obrigada, (que não consegui!) e entrei, logo de seguida no teu blog, daí a confusão.

    Como te tinha dito "As velas ardem até ao fim" é o meu livro de cabeceira, há anos. Quando mudei de casa o meu "companheiro" fugiu, vá lá saber-se para onde. Apressei-me a ir comprar outro: o vazio deixado na mesa de cabeceira era insubstituível!

    Adorei o Jesusalém. É de leitura compulsiva. Lindo!
    Mia Couto atingiu uma maturidade, em termos de escrita, notável.

    Gostava tanto da bonequinha dos olhos grandes! Porque mudas-te? O livro é mais significativo, mas aquela carinha era uma delicia. Mas enfim. De facto, de vez em quando é bom mudar.

    Beijinhos.

     

    Adorei esse livro precisamente pela sua simplicidade no que toca ao número de personagens, mas pela sua complexidade em relação às temáticas abordadas: amizade, amor, solidão, velhice, espera, verdade...

    É realmente um livro recomendável e que se lê de um fôlego só!

     

    Jojo, este livro é daqueles que lemos e nunca mais esquecemos. Vais gostar de certeza :)

    Teresa Santos,
    Olá, não faz mal a confusão :)
    É um livro insubstituivel sim. Fui influenciada a ler os outros livros do autor devido a este, mas "As Velas ardem até ao Fim" é um livro impar!

    Diana,
    Espera, solidão...reflexões profundas que nos fazem reflectir.

    Abraços a todas!

     

    Pois...
    Uma pilha de livros para ler gigantesca, uma wish list assustadora e depois umas criticas destas e é um descalabro total :)
    Vou colocá-lo na minha lista ;)
    Beijinhos

     

    Betita,
    Olá, estou como tu...a pilha por ler já se traduz numa estante e a whish list...está a tomar conta da barra lateral do blogue.
    Mas esse livro é mesmo bom. Tenho a certeza que vais gostar.

    Abraços!

     

    Olá Paula

    Um amigo já me tinha falado neste autor, mas creio que tera lido outro livro.
    Eu fiquei com vontade de ler este.
    Uma história ligada/desligada por 40 anos... a tua classificação 6/6
    É porque é bom!

    beijos

     

    Comprei este livro na Feira do Livro Porto mas ainda não li. Fiquei curiosa depois de ler a tua opinião.

    Quando publicas os vencedores do passatempo "A vida que nunca te contei"?

    Beijinhos

     

    Uma verdadeira amizade é uma luz que permanentemente temos na vida, com a qual nos podemos sempre socorrer para nos iluminar o caminho, quando as trevas rondam.
    Felizes os que, 40 anos passados, continuam a sentir em alguém um amigo. Entre muitas coisas, têm a certeza de não estarem sozinhos na imparável caminhada da vida.

    Cumprimentos.

     

    Carl@ e Diana,
    Têm de o ler :)
    É magnífico!
    Abraço

    Poeta,
    Um amigo é sem dúvida uma luz no caminho. Conservar uma amizade no verdadeiro sentido da palavra é maravilhoso.
    Abraço

     

    Olá Paula!
    Também tenho estado atenta ao " viajar pela leitura".

    "As velas ardem até ao fim" é um livro que já li há algum tempo.Uma forma diferente de viajar, através das recordações.

    Obrigada pela visita
    Abraços retribuidos.

     

    Excelente espaço para leitura. Parabéns !
    Saudações Florestais "

     

    Paula,

    este livro tem vindo a despertar a minha curiosidade pelas críticas positivas que leio pela blogosfera. E tu viste provocar mais um bocadinho :)

    Vamos ver, se calhar ainda o compro, mas ando a tentar resistir à compra de livros pois tenho 62 nas prateleiras para ler!!!

     

    Já tive várias vezes de olho neste livro e outras tantas tentada a trazé-lo, com estas tuas palavras parece que vai ter mesmo de ir parar a uma das minhas estantes. :)

     

    Oi,

    gostei de sua resenha...

    estou te seguindo..

    Bjos,


    http://romancesrosaseespinhos.blogspot.com//

     
    On 25 setembro, 2011 Anónimo disse...

    Adorei..é um livro que nunca esqueceremos!!
    Maria José Andrade

     

Blogger Templates by Blog Forum