"Para a mesa e para a cama uma só vez se chama"
.
Como Água para Chocolate, é um romance divertido e, a meu ver, original. É composto por 12 capítulos que correspondem aos 12 meses do ano. Cada capítulo começa com uma receita e assim somos transportados para os aromas da cozinha mexicana com algum erotismo.
.
“Desprendem-se com muito cuidado as pétalas de rosas, procurando não picar os dedos, pois além de ser muito doloroso (picar-se), as pétalas podem ficar impregnadas de sangue e isto, além de alterar o sabor do prato, pode provocar reacções químicas muito perigosas”

É, neste ambiente de aromas, que Tita nos revela a sua vida, o seu amor por Pedro e o seu triste destino. Pois sendo a filha mais nova, tem de abdicar do seu amor por Pedro, para cuidar da mãe viúva.

“Através dos amores proibidos de Tita e Pedro, Laura Esquivel retrata-nos o México rural (...)e tece um hino inesquecível ao prazer dos sentidos e à liberdade criativa da mulher.”
.
Um romance de leitura fluida, uma linguagem simples com episódios que nos divertem. Uma história óptima para ler numa tarde de Verão.
As citações foram retiradas do referido romance.
Classificação:3/6 - Razoavel

18 comentários:

    On 18 abril, 2009 flicka disse...

    eu li este livro e gostei. Uma história com um erotismo à espreita ;-) Pobres tita e pedro, eram estes os personagens, não eram? Coitados...

     
    On 18 abril, 2009 Paula disse...

    Flicka:
    São sim, os episódios que os envolvem são divertidos...li o romance, penso que há dois anos, é leve e proporciona umas gargalhadas...

     
    On 18 abril, 2009 Pedro disse...

    Li este livro o ano passado e adorei! Bastante original, diferente, para mim uma das melhores leituras, pura e simplesmente porque me fez suspirar!

    Como bem dizes, excelente para ler numa tarde de Verão... Para lermos quando nos sentirmos alegres!

    (gostei particularmente dos traços de Fantasia com a realidade, aqueles pratos tão saborosos, e o erotismo que dá à obra uma imagem bastante sensual!)

     
    On 18 abril, 2009 Paula disse...

    Pedro:
    É verdade, faz-nos suspirar e sorrir. Muito original, pela forma que a autora conta a história.

     

    Gostei bastante deste livro que me foi surpreendendo. Senti-me solidária com Tita e com o pobre Pedro e quase podia sentir os aromas daqueles cozinhados tão exóticos. :)

     

    Este foi um daqueles livros comprados por engano (eu queria o Chocolate da Joanne Harris, mas a minha mãe pensou que eu queria era um livro com "chocolate" no título) e ainda bem. Adorei o livro. Achei-o bastante original e sensual. Adorei ver como as receitas de Tita, influenciadas pelas suas emoções, influenciavam depois as acções e os sentimentos de quem as experimentava.

     
    On 19 abril, 2009 Bia disse...

    Achei a história bem interessante! Confesso que muitas vezes tenho preferência por literatura norte-americana, mas isso está mudando porque tenho encontrado muitas histórias interessantes de diversos lugares do mundo!

    Bjs e valeu a dica

     

    Interessante ver o teu comntário sobre o livro! Eu vi o filme há alguns meses, e gostei. O filme é bonito, bem visual, mas imagino que o livro tenha também o seu atrativo.
    Abraços!

    PS: Recebeste minha resposta ao teu e-mail?

     
    On 20 abril, 2009 CICL disse...

    Bem fiquei com agua na boca e vou ter de ler ...mais um!

     
    On 20 abril, 2009 Lígia disse...

    Mais um que está na minha montanha de livros à espera de serem lidos! ;)

     
    On 20 abril, 2009 Tétis disse...

    Olá Paula

    Este eu li e gostei de verdade.

    A palavra "chocolate" chamou a minha atenção e eu não resisti a comprá-lo e lê-lo. Claro que não me arrependi.

    Um livro diferente, uma história diferente. Bastante agradável de se ler.

    Beijos amigos.

     
    On 21 abril, 2009 NLivros disse...

    Olá Paula.

    Este livro foi uma grata surpresa para mim, pois parti sem expectativas nenhumas e devorei o livro em dois dias.

    Achei a escrita dela muito semelhante a Garcia Marquez. Em todo o caso, a história é belíssima.

     

    Este livro tem uma versão cinematográfica não?

     

    Tenho este livro para ler.
    Dp da tua opinião fiquei com vontade de lhe pegar em breve!
    :)

    Boas leituras

     

    Olá Paula,

    Obrigada pela sugestão, será a minha próxima aquisição;).
    Bom fim de semana.

    Beijinhos,
    Xana

     

    recebi este livro de prente de aniversário, e ali ficou na preteila. no verão resolvo levá-lo de férias comigo... e o que deveria ter dado para 15 dias não chegou^três! =))
    gostei tanto que já o reli outra vez!!

     
    On 27 abril, 2009 Marta disse...

    Li-o numa noite no Gerês!
    Tão bom :)

    bjo

     
    On 28 abril, 2009 Andrea disse...

    Simplesmente apaixonante. Creio já ter lido esse livro umas 3 vezes e sempre me emociono.

    creio também ser um dos poucos que a versão para o cinema tenha ficado próxima.

    []'s
    Andrea
    http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

     

Blogger Templates by Blog Forum