Alma e os mistérios da vida



"Na noite em que nasceste madrugada adentro coisas estranhas aconteceram"
.
"Começa assim a história de Alma. Depois dessa madrugada, o destino da criança de cabelos cor de fogo estava traçado. Particularmente dotada, inteligente, sensível e com uma percepção paranormal da realidade, Alma é olhada na pequena aldeia como um ser estranho. Rejeitada pela família e pelo povo, encontra refúgio junto de uma velha mulher, a Ti Ifigénia, também ela isolada e considerada bruxa.
Num dia de Outono, a mãe de Alma, que tinha como verdade assente que a filha era um caso perdido, envia-a para Lisboa como criada de servir. Na casa de Dona Sofia, a menina de cabelos cor do fogo é acolhida e educada como uma filha e pela primeira vez Alma sente-se amada e desejada. A partir dali, o seu futuro será, para o bem e para o mal, para o melhor e para o pior, completamente diferente do seu passado"

.
O que eu achei:

Quando comecei a ler "Alma" achei que ia ser uma leitura interessante, com o decorrer da história dei conta de que todos os acontecimentos interessantes rapidamente terminavam, ou seja, quando pensava que algo ia chegar ao "auge" um personagem morria e passava-se ao acontecimento seguinte. Quando comecei a chegar ao fim do livro, comecei a pensar onde estava realmente a história principal e só a poucas páginas do fim é que realmente o romance tomou aquela proporção que se espera, pelo menos eu, e aí sim, não consegui parar de ler e confesso que chorei.

A história decorre no período da ditadura em Portugal, mostra-nos as mentalidades "fechadas" cheias de superstições, tanto na classe baixa como na classe alta, em relação a tudo o que fugia à regra e ao estereótipo na altura.

Gostei de ler Alma, mas não foi uma leitura que me tivesse apaixonado :(

Classificação: 3,5

8 comentários:

    Até agora só tinha lido opiniões excelentes sobre este livro.
    Mas gostei bastante de ler a tua opinião.
    Obrigada por mais um ponto de vista ;-)

    Sandra do blog Vidas Desfolhadas

     
    On 22 março, 2009 flicka disse...

    Oh, não estava à espera disto... :-/ Mas, enfim, os gostos são diferentes assim como as disposições.

     
    On 22 março, 2009 Paula disse...

    Miar à chuva e flicka:
    Pois é, também li algumas opiniões sobre este livro antes de o ler e são bastante diferentes da minha. Mas quando acabei de ler o romance senti isso que escrevi :(

     

    Paula,
    Hoje ao chegar ao meu "cantinho" encontrei lá uma cara de menina com uns enormes olhos(talvez para melhor abarcar e entender o mundo) entre os meus "seguidores".
    Bela surpresa !
    Como era de calcular vim visitar esta tua bela casa e descobri que temos algumas afinidades.
    Estou de acordo contigo em relação a Alma, e também estamos em sintonia acerca de "O Leitor".
    Ainda não li tudo no teu blog, é claro, mas do que li gostei.
    Vou passar por cá diariamente, para pôr a escrita em dia.
    Parabéns também, pelo aspecto do teu blog, plasticamente é muito bonito.
    Um abraço
    Nocturna

     

    Pela excelente descrição o livro foca temas do meu agrado, ligado a contextos e enquandramentos históricos, e se fez chorar a Paula, então é muito mais do que isso, pois o enredo em crescendo, fez o seu percurso e atingiu sentimentos profundos. Parabéns pela entrega,pela bela descrição e opinião que nos deixa.

     
    On 24 março, 2009 Marta disse...

    acho que acabei de conseguir :)

     

    Olá, vc lê os livros que comenta?
    Tipo, conhece o Skoob?
    Queria saber tbm se vc compra os títulos ou os recebe das editoras.

    Bjos

     

    Oi Paula, obrigada pelas visitas ao Fio, eu gostei dos seus blogs e estou seguindo a partir de agora. Sobre o selo veja http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2009/03/selo-este-blog-e-leitura-recomendada_21.html

    Abraço

     

Blogger Templates by Blog Forum