Este post faz parte da blogagem colectiva "O Livro da Minha Vida"que é proposta pela Vanessa do blog fio de Ariadne. http://fio-de-ariadne.blogspot.com/

O Livro da minha vida:



De todos os livros que tenho lido "A Saga de Um Pensador" do Augusto Cury, foi o livro que mais me marcou e que faço sempre referência. Pois, depois de o ter lido também mudei um pouco a maneira de olhar as coisas e situações.
Já fiz um comentário a este livro aqui no blog, no entanto, desta vez farei um mais abrangedor sobre a referida obra.
Marco Polo, é um jovem estudante de medicina. Na sua primeira aula de anatomia, o seu professor recusa-se a identificar os corpos que teriam de ser dissecados, dizendo que se tratavam apenas de mendigos, apenas corpos sem nome sem história.
O nosso personagem principal, inconformado com a justificação do professor propõe-se investigar, os seus nomes, as suas histórias. E aqui começa uma grande lição de vida para Marco Polo e sobretudo para nós leitores.
Marco Polo, disfarça-se de mendigo e durante um determinado tempo, vive na rua na companhia daqueles que nós muitas vezes ignoramos, sem saber as suas verdadeiras histórias.
Na rua, faz amizade com "Falcão"-um mendigo, mas um mendigo diferente, um mendigo que apela ao raciocínio, à arte de duvidar, de questionar , a certa altura o mendigo diz-lhe:
"- Marco Polo, o mundo em que você vive é um teatro. As pessoas frequentemente representam. Elas observam-se a todo o momento, esperando comportamentos previsíveis. Observam os seus gestos, as suas roupas, as suas palavras. A Liberdade é uma utopia. A espontaneidade morreu"*.
Quem seria este maltrapilho de tanta sabedoria, quem seria este homem que tinha tão pouco e parecia que tinha tanto?
Os diálogos entre Falcão e Marco Polo fazem-nos reflectir sobre a nossa sociedade e principalmente sobre as nossas atitudes.
Um livro que recomendo, um livro que nos fala sobre a essência do ser. 10/10

17 comentários:

    Que bom que aceitou o convite para esta blogagem minha querida!
    Ela é a sua cara!rsrs
    Ainda não li este livro, mas com certeza é uma boa dica e está anotadíssima!
    Um grande beijo e parabéns pela participação amiga!

     

    Já li "A Saga de um Pensador" e gostei imenso da história. É daqueles livros que depois de lidos nos deixam a pensar. Tem uma lição de vida.

    O livro da minha vida... Bem... Tenho imensos que me marcaram em diferentes fases da minha vida, mas confesso que o "Memorial do Convento", de José Saramago é aquele que mais me apaixonou. Até ao momento não conheci outro amor como o de Baltasar e Blimunda.

     

    Também já li 'A Saga de um Pensador' e adorei!! Boa escolha!!

     

    Não tive ainda a oportunidade de ler, mas já está devidamente reservado para as próximas leituras.

    Parabéns pelo blog e pela participação na blogagem.

    Abraços Paula!

     

    Minha querida, depois do dia da Blogagem você pode retirar o selo.
    Eu fiz uma exposição das blogagens que participei na barra lateral do blog, mas isto é de cada um.
    Você pode retirar de vez ou apenas deixar em um cantinho destinado à Blogagens coletivas...você decide minha querida! Beijos.

     

    Serena:
    Foi bom participar. Obrigado pelo convite

    Tons de Azul:
    "Memorial do Convento" Já tentei ler, deixei a meio :(
    Quando terminar de ler "A viagem do Elefante" talvez dê uma 2ª oportunidade. Mas muita gente fala do "Memorial do Convento" como o livro de eleição de Saramago.

    bauny:
    Gosto muito da história e de toda a informação das entrelinhas...

    Neto:
    Obrigado pela visita.

     

    Foi bom chegar aqui.
    ler. aprender. sentir.

     

    Outro bolg muito giro. Nota-se muito conhecimento publicado aqui. Parabéns.

     

    Olá, Paula!
    Tem um prémio no Chocolate para a Alma (http://chocolateparaalma.blogs.sapo.pt/)

     

    Ai, quem me dera ler esse livro!!!!

    Quanto ao meu preferido, é difícil de escolher. São demasiados, a sério!
    No entanto, destaco três: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (este será talvez o meu preferido), O Senhor dos Anéis e Os Pilares da Terra.

     

    Olá!!!

    Eu adoro Augusto Cury, já li vários livros dele, mas este ainda não li. Amei a dica.

    Grande beijo
    Cris

     

    De Cury, li e releio muitas vezes passagens de Pais Brilhantes e Professores Fascinantes. Fez-me bem e ajudou-me a compreender melhor a realidade escolar que me apanhou de surpresa nestes últimos anos.
    Por exemplo, já usava música nas aulas - clássica e jazz, sobretudo - e Cury mais me incentivou a fazê-lo, agora como forma de "aliviar o Sindrome do Pensamento Acelerado", que só conhecia na prática, sem lhe dar um nome. :)

     

    Pedro:
    Tenho a certeza que irias gostar muito de ler esse livro.

    Critiane:
    Já li alguns livros do Cury e este é "o livro" :)

    Livros e Outras Coisas:
    Realmente, hoje a educação está diferente, os nossos jovens já não se contentam com nada e alguns adultos também. Vivem constantemente insatisfeitos. Cury refere que numa época em que está patente um desenvolvimento constante, nunca houve registos de uma sociedade tão dada a depressões como a nossa. E isto deve-se ao SPA (Síndrome de Pensamento Acelerado).
    Cury tem um livro intitulado "Revolucione a sua qualidade de vida, navegando no território da emoção". Este é um livro que todos deveriam ler. Pois, o psiquiatra revela-nos o porquê de alguns medos. Dá-nos exemplos de como adquirimos e "incutimos" o medo. Ensina-nos a reeditar memórias, uma vez que estas não podem nunca ser apagadas.
    Bem, basta falar em Cury e eu começo a viajar...

    :)

     

    Paula tens de dar mesmo uma segunda oportunidade, pois a história é maravilhosa.
    Foi o primeiro livro que li do autor e também me senti perdida e confusa nos primeiros capítulos, mas depois fiquei maravilhada com o mundo fantástico e a história de Baltasar e Blimunda, que o autor nos dá a conhecer. :)

     

    Cumprindo um preceito, gostaria que a nova paragem fosse na estação dos Livros e Outras Coisas. Obrigada! :)

     

    Sempre que passo por aqui me surpreendo com seu blog! parabéns por esta iniciativa!
    Olha, o dia foi corrido. Mas já postei o próximo capítulo.
    Beijos e volte sempre!

     

    Brevemente vou ler este livro, "A Saga de um Pensador" de Augusto Cury pelo bookcrossing.
    Dele também já li "Pais Brilhantes e Professores Fascinantes" e Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes", qualquer deles, muito BONS!!!

    Boas leituras!!!!!

     

Blogger Templates by Blog Forum