O Leitor

“Em 1960, Michael Berg é iniciado no amor por Hanna Schmitz. Ele tem 15 anos, ela 36. Ele é apenas um adolescente. Ela é uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Mas este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece subitamente.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.”

O que eu achei:

Ler “O Leitor” foi viciante e triste. A história é narrada sob a forma de eterna saudade. O romance, cativou-me do início ao fim. Pois, Bernhard Schlink consegue transmitir, os cheiros, os medos, as desilusões, as dúvidas, as saudades de uma forma sublime.
Para mim, um romance inesquecível.
Classificação: 6

24 comentários:

    Estou mortiiinha para ter este livro e afundar-me nas suas páginas!
    Obrigada pela opinião Paula :-)
    Sandra do blog Vidas Desfolhadas

     

    Este é um livro que tenho muita curiosidade de ler. A última vez que o vi fiquei indecisa entre levar este e o rapaz do pijama às riscas. Optei pelo segundo, mas esse está na minha lista de aquisições...
    Obrigada pela opinião.

     
    On 01 março, 2009 Paula disse...

    Sandra e Maria Manuel:
    Estou certa de que irão gostar ;)

     

    Obrigada Paulinha, pelo resumo/sugestão. Sem dúvida que vai ser a minha próxima leitura. Estou a reler Mia Couto, o que é sempre um prazer.

    Bj

    P.S. Ah, o fim-de- semana foi óptimo, mas sem fotografias...

     

    Obrigada, Paulinha, pelo resumo/sugestão. Vai ser a minha próxima leitura. Estou a reler Mia Couto, o que é sempre um prazer.

    Bj

     
    On 01 março, 2009 flicka disse...

    A tua opinião tão sentida e tão profunda, suscitou-me curiosidade relativamente a este livro... talvez o experimente a ler... ;-)

     
    On 01 março, 2009 Paula disse...

    Teresa:
    É um romance que se lê num ápice, pelo menos comigo foi assim e como já referi adorei.
    O meu fim de semana também foi bom...li, li e li :)

    flicka:
    Tenho a certeza que vais gostar...

     
    On 01 março, 2009 Paula disse...

    Este comentário foi removido pelo autor.

     

    Gostava de ler este livro, mas o mais provável é ver o filme e acabar por não ler o livro...

     

    Eu por acaso estou muito curioso em relação ao filme.

    Este é dos poucos casos onde de certeza vou ver o filme primeiro e só se o adorar então partirei para o livro.

    MAs a história é muito interessante.

     

    E a adaptação para cinema, já viste? Corresponde à beleza do livro?
    Como não conheço nenhuma dos dois gostava de saber uma opinião, uma vez que este post aguçou-me muito a vontade de o ler...

     

    Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com

     

    Paula, "O Leitor" foi um dos livros que mais gostei de ler em 2008 !
    Schlink deixou-me presa do princípio ao fim, quando colocou em êxtase a leitura em voz alta dos clássicos, a paixão pelas histórias dos livros, o banho e o amor, relegando para segundo plano os temas da reunificação da Alemanha.
    Paula, não te emocionaste com o final ?

    Bjinhos

     
    On 05 março, 2009 Anónimo disse...

    recomendo o filme! adorei e quero ler o livro :D ainda não o fiz mas na primeira oportunidade que surgir :D leio

     
    On 05 março, 2009 Anónimo disse...

    Eu assisti o filme, preciso conferir o livro.

    bjs

     

    Sublimes versos escapam das almas dos poetas
    Viajando até ao fundo dos céus como balões …
    Suspensos ficam no tecto brilhando poesias inquietas
    Reflectindo olhos orvalhados em prados de emoções

    Dedicado a todos
    Os poetas e poetisas
    Deste mundo,
    Os que já adormeceram,
    E aos outros
    Que ainda nem sono têm...

    Bem hajam!

    Uma boa sexta-feira e um melhor fim-de-semana…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

     

    Passando pra dizer que tem um selinho pro teu blog lá em minha galeria de selos
    Quando puder é só pegar ok?
    Beijinhos e um ótimo fim de semana pra você!

     
    On 07 março, 2009 D Z disse...

    Senti isto: "viciante e triste" quando estava lendo "A menina que roubava livros"...

    Não conhecia este livro "O leitor", mas pela descrição que fez, já fiquei com vontade de ler... Acho que acrescentei mais um livro para a minha lista rsrs

    E como o título do seu blog sugere: ler realmente é uma viagem... quase sempre, fantástica...

    Tenha um ótimo final de semana!

    Bjs!

    Dany

     

    Oi Paula!

    Nossa! você nos deixou com muita vontade de ler esse livro, estou tentando me organizar para que possa ler este ano a minha extensa lista.
    Valeu a dica!
    bjokasss

     
    On 08 março, 2009 Paula disse...

    Tons de Azul, Iceman e Joana:
    Vi o filme este fim de semana e confesso que gostei muito mais do livro,muito mais mesmo.

    Butterfly:
    Para mim, até agora, também foi das melhores leituras de 2008 e concordo contigo quanto ao final, fiquei emocionada,mas foi com emoção e tristeza que li o romance todo. Quanto ao final, não esperava aquele final.

    the-door-to-my-imaginarium ,Dany, Cristiane :
    Aconselho a ler o livro...está magnificamente escrito!!

    Manzas:
    Obrigado

    Serena:
    Indo buscar o selo...
    bjs e obrigado

    anareis:
    boa sorte para a biblioteca...

     
    On 08 março, 2009 Maggie disse...

    Olá!

    Deixei um selo no meu blog, para este blog que continuo a seguir com muito gosto!

     
    On 13 março, 2009 Lígia disse...

    Este vai ser a minha próxima leitura. Chegou hoje cá a casa e passou directamente do envelope para a mesa-de-cabeceira. Gostei muito de ler a tua opinião!

     

    Paula, li o livro e fiquei muito sensibilizada com a história e capacidade do autor em nos transmitir emoções tão fortes.
    Beijos e parabéns pelas indicações.

     
    On 21 março, 2009 Paula disse...

    Custódia:
    Adorei esse livro. Fico feliz por teres gostado.
    Bjs :)

     

Blogger Templates by Blog Forum