REBELDES - SÁNDOR MÁRAI


"Mestre das paixões, neste romance Sándor Márai dedica-se não aos Triângulos amorosos mas a outras questões igualmente susceptíveis de despertar emoções fortes: o que une um grupo de jovens revoltados contra tudo e a tudo dispostos.
E arrisca-se a levar o leitor ao centro de um enredo de erros e fúrias, cumplicidades e traições, sofrimento e cobardia - de inconfessáveis atracções e de ambíguas repulsas. Porque trata das vicissitudes e aventuras de um grupo de rapazes, ou melhor, um bando, como se definem a s próprios, no final da Primavera de 1918, numa pequena cidade da Hungria distante da frente e onde a vida, aparentemente calma, é profundamente abalada pela guerra.


Entregues a si próprios enquanto os pais combatem na frente, estes rapazes decidem libertar os demónios da sua revolta impelidos por um ódio ardente contra o mundo, pela sua imaginação e pela sua arrogância - e também por um erotismo, tão mais aceso quanto mais ímplicito -, deixando a guerra para o mundo dos adultos e inventando jogos demasiado perigosos. Um obscuro actor que se torna o seu mentor oculto, envolvendo-os nas suas perversas tramóias, acabará conduzindo-os a um trágico e inevitável epílogo" *

O que eu achei...

Quando comprei o "Rebeldes", estava bastante entusiasmada, porque já tinha lido "As Velas Ardem até ao Fim" de Sándor, e tinha sido uma das melhores leituras de 2008, contudo este romance revelou-se uma desilusão para mim. Não foi um romance que me prendeu do início ao fim. Agora, estou reticente em relação a outro dos seus livros, nomeadamente "A Herança de Eszter"

4/10

* in Os Rebeldes, Sándor Márai

11 comentários:

    On 31 janeiro, 2009 Pedro disse...

    Eu adoraria ler "As Velas Ardem até ao Fim"... Quanto a este, estou um bocado desiludido!

    Experimenta "A Mulher Certa", dizem que esse livro é muito bom ;)

     

    Pedro...

    Pois, também já me falaram neste "A Mulher Certa". Vou colocá-lo na minha lista de compras que não pára de aumentar...

    Continuação de boas leituras...

     

    Nunca experimentei nenhum livro deste autor mas ouvi falar muito bem do livro "As Velas Ardem até ao fim", uma amiga minha até me recomendou para que o lesse. Talvez o faça daqui a uns meses, logo se vê. ;)
    Espero que a proxima leitura te seja mais interessante e empolgante.
    Boas leituras!

     

    Flicka

    De momento estou a ler "A Viagem do Elefante" e estou a adorar. Pela primeira vez estou a gostar de ler Saramago.

    :)

    Boas leituras

     

    Oi Paula...esta semana estava lendo uma reportagem sobre a vida do Saramago, ateu teimoso ou convicto(eu não acredito)
    Mais o que mais me chamou a atenção foi sua forma de escrever usando apenas virgulas, interessante. Boa leitura...um abraço na alma

     

    Este será um autor ainda a descobrir. Mas pelos vistos pegarei na obra "As Velas Ardem até ao Fim", em primeiro lugar.
    Sandra
    http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/

     

    Sandra...´

    Como já disse "As Velas Ardem até ao Fim" foi dos melhores romances que li em 2008. É um romance muito pequeno, mas que nos leva à reflexão. Tem frases muito fortes e ricas.

    Elcio...

    Nunca consegui ler um livro de Saramago até ao fim, já tentei ler quatro e desisti a meio. A sua escrita não me cativava. Contudo, e após ler um comentário num dos Blogues que sigo, achei que, com este poderia ser diferente e está a ser. Estou gostar muito de ler "A Viagem do Elefante". Quanto à pontuação...é raro ver um parágrafo e o discurso directo está assinalado com vírgulas...mas é um nóbel e a um nóbel acho que desculpam tudo ;)

    Continuação de boas leituras

     

    Definir Rebeldes de Sándor Márai numa só palavra?
    Desencanto!
    Mas gostei muito de “As Velas Ardem até ao Fim” e "A Mulher Certa".
    Quanto a Saramago, antes de “A Viagem do Elefante", já tinha gostado de “ Levantado do Chão”.
    E por falar em elefantes, alguém leu Água aos Elefantes de Sara Gruen?
    Se já houver um post sobre este livro peço desculpa, só entrei neste aliciante blog hoje!

     

    Paula, o único livro que, até agora, li de Sándor Márai foi "A Mulher Certa" e gostei bastante !
    É um romance que conta a história de um triângulo amoroso através da perspectiva de cada um dos amantes.
    Nele cruzam-se a traição,o ciúme, a paixão, a vida, a morte, o desalento e essa eterna questão de entender o que é, afinal, o amor, e qual o papel que as paixões desempenham na vida de cada um !

    De qq forma, está na minha lista de espera "As velas ardem até ao fim" ! ;)

    Bjinhos

     

    Butterfly...

    Vou colocar "A mulher certa" na minha lista de compras.
    ;)

     

    Paula,
    Tal como tu, o livro "Os Rebeldes" , deixou-me muito decepcionada. Li todos os livros dele,publicados em Portugal e qualquer deles voltarei a ler com imenso prazer, mas confesso, tal como a ti estes "Rebeldes" não me prendeu, li-o todo, mas foi com grande sacrifíco.
    Um abraço. Voltarei !!
    Nocturna

     

Blogger Templates by Blog Forum