O I congresso Nacional do Instituto da Inteligência, realizou-se a 25 de Outubro de 2008 no Pavilhão Arade em Portimão.
Quem não teve oportunidade de ir a Portimão, também pôde acompanhar on line no site de eventos do Dr. Augusto Cury.
Quero felicitar, a organização, por esta brilhante iniciativa e a todos os oradores por FAZEREM A DIFERENÇA e fazem-na na maneira como transmitem o vosso conhecimento.
Se todos os professores que estão nas universidades, utilizassem a vossa metodologia, teríamos pessoas com melhor formação pessoal (no que concerne ao “eu”) e profissional, para agirem de forma segura perante as situações adversas.
Infelizmente, os professores do presente, são transmissores de conhecimentos acabados, não incutem o hábito de duvidar e questionar, como defende o Dr. Augusto Cury.
O Dr. Nelson Lima, referiu também, que os professores não preparam os alunos para o futuro. Mas será que os próprios professores estão preparados para o futuro? Um futuro que nos é relativamente próximo, falou-se no ano 2020.
E, se estes professores, não estiverem preparados para isso? Como vão leccionar algo que desconhecem?
A resposta, a meu ver, será simples: ou vão adquirir conhecimentos ou então continuarão, somente, a transmitir conhecimentos do passado. Pois é mais cómodo! Dá menos trabalho!
Porém, é urgente que se mude as “velhas” metodologias de ensino, é fundamental a sua reestruturação para nos prepararmos para o futuro.
Como diz o Dr. Cury, é necessário resgatar o “eu” para nosso líder, para que tenhamos qualidade de vida mental, social e profissional.
O Dr. Nelson Lima referiu, no Congresso, que os professores reclamavam muito, no entanto, nunca os tinha visto com cartazes no parlamento para fazerem força face à mudança. Podem, os professores, nunca terem ido fazer um “motim” para a frente do parlamento.Mas será que quem está no Parlamento, não deveria estar alerta para essa mudança? Não deveria ter uma formação mínima para detectar que é necessária a reestruturação urgente das metodologias e programas de ensino?
Acho que este problema diz respeito a todos em concreto. No entanto, vai haver sim, essa adaptação ao futuro, pois o ser humano é adaptável. Contudo, o número de pacientes nos consultórios dos psicólogos e psiquiatras vai aumentar certamente. Pois a adaptação vai ser disforme.
Imagem retirada do site http://www.centroaugustocury.com/

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum