Desfile "Moda Açores"


Realizou-se Sábado (11 de Outubro de 2008) nas Portas do Mar, o desfile de moda intitulado “Moda Açores” onde vários criadores desfilaram as suas peças. Entre estes destaca-se FÁTIMA LOPES.
Ao ver a modelo principal de FÁTIMA LOPES – Fiona- lembrei-me do romance “A Ditadura da Beleza “ de Augusto Cury. No seu romance é deixado um alerta sobre o efeito que tem tido o estereótipo da beleza nas mulheres, adolescentes e até crianças dos nossos dias “por todo o lado vemos – através da publicidade, dos média, da música, do cinema – a pressão tremenda a que estão sujeitas as mulheres de hoje para serem sempre mais magras, mas belas, mais elegantes e mais produzidas”
Dos criadores locais, as “modelos” não eram modelos profissionais. Por conseguinte, as medidas não eram as mais correctas para desfilarem, mas sem dúvida que eram as mais recomendadas para a saúde do corpo e da mente. E verdade seja dita, desfilaram bem.
O presente século deveria ser o período da história em que as mulheres fossem mais felizes, pois é o século em que a indústria de produtos de beleza está grandemente desenvolvida, a indústria de cirurgias plásticas está em grande. Ou seja, a mulher tem tudo ao seu dispor para elevar a sua auto estima e no entanto, é o século em que as mulheres estão mais angustiadas, frustradas, infelizes e desiludidas.
Não há dúvida de que o “sistema da beleza” invadiu o funcionamento da mente das pessoas.
Segundo, Augusto Cury, é necessário não esquecer que “cada ser humano possui uma beleza física psíquica original e particular” e não deve ser comparado a ninguém, “pois cada um de nós é uma personagem única no teatro da vida”.
Ainda falando do desfile, a noite foi de Glamour, tudo bem organizado e orientado. Aqui fica os meus parabéns às estilistas e aos organizadores da “Moda Açores”!

Todas as citações aqui referidas foram tiradas do livro “A Ditadura da Beleza” de Augusto Cury.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum