SINOPSE

«Eu tinha 22 anos quando Salazar abandonou o governo, em 27 de Setembro de 1968, e 24 quando ele morreu, em 27 de Julho de 1970. (…) Na memória tenho aquela voz característica, com convicção mas ainda clerical e guardando sempre um fundo de pronúncia beirã».

Durante 40 anos, António de Oliveira Salazar comandou os destinos de Portugal. Décadas após a sua morte, o seu nome continua a suscitar polémica. Defendido por uns, acusado por outros. Idolatrado ou odiado, símbolo de uma época de ouro recordada com saudade ou da estagnação e do «atraso português»?

Jaime Nogueira Pinto apresenta-nos o outro retrato de António de Oliveira Salazar, pensador, político e homem de Estado. Restaurou as Finanças Públicas, substituiu a Ditadura Militar por um Estado constitucional autoritário, disciplinou os seus «amigos» e aliados de direita e conduziu uma arrojada e bem sucedida política externa na década de grandes conflitos europeus. Para Jaime Nogueira Pinto, quando Salazar abandona o poder, deixa um país mais desenvolvido, material e espiritualmente, do que aquele que encontrou em 1928.

Com um novo prólogo, este livro traça um perfil diferente e, para muitos, surpreendente do estadista, com alguns episódios e ditos, até agora, desconhecidos e fotografias inéditas. Mas, também esboça o retrato de Portugal e da sociedade portuguesa na sua relação com a Europa e o Mundo, no século XX.

 AUTOR

Jaime Nogueira Pinto nasceu no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Foi director do jornal O Século, administrador da Bertrand, e trabalha em consultadoria estratégica. É presidente da FLAC – Fundação Luso-Africana para a Cultura, colabora regularmente nos media portugueses e tem escrito sobre temas de Ciência Política e História Contemporânea.

Entre os títulos publicados contam-se: Introdução à Política, A Direita e as Direitas, Ideologia e Razão de Estado – Uma história do Poder, Portugal, ascensão e queda – Ideias e políticas de uma nação singular, O Islão e o Ocidente – A grande discórdia, Portugal – Os Anos do Fim, Bárbaros e Iluminados – Populismo e utopia no século XXI. Obras de Jaime Nogueira Pinto na Esfera dos Livros: António de Oliveira Salazar – O outro retrato, Jogos Africanos, Nuno Álvares Pereira, Nobre povo – Os anos da República, Novembro (romance), Cinco homens que abalaram a Europa.

3 comentários:

    .Só de olhar e ler o nome ... me agonia.
    .
    Um dia feliz
    Saudações amigas

     

    Ricardo tens toda a razão!

     

    Sei quem não vai comprar :)

     

Blogger Templates by Blog Forum