Foi num poema que toda a nossa eternidade sobreviveu.

É de Tiago Nené o poema que dá título a este texto. Faz parte de Este Obscuro Objecto do Desejo, a obra distinguida com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho 2017, atribuído pela Câmara Municipal de Loures, na modalidade de poesia. O autor sucede a nomes como Maria do Rosário Pereira (1995) e Alice Vieira (2006/2007). 
O livro está disponível a partir de 6 de Setembro.

«Este livro […] marca o fulgor de uma linguagem poética e inovadora, em que pontua uma apurada sensibilidade interior, onde a plasticidade emotiva configura a relação da imagem com o desenho múltiplo da palavra plena», realça a nota do júri do Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho.
 «Uma escrita diferente, impositiva, sensível e que nos remete para o adentro mais fundo da palavra poética. Uma escrita culta, revelando a diversidade que impõe leituras acima do comum. O açúcar não existe neste obscuro objecto do desejo, claridade que se alcança, intensa».

Autor:
Tiago Nené. Nasceu em Tavira, a 29 de Março de 1982. Apaixonado pela literatura, em particular poesia, escreve e traduz. 
Este Obscuro Objecto do Desejo é o quinto livro que publica, vencedor do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho 2017. 
Em 2013, recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com o livro ainda inédito Nuvem com Superfície Variável. 
Participa em encontros de escritores, como o Palavra Ibérica (Punta Umbría) e o Correntes d’Escritas (Póvoa de Varzim), e escreve em revistas e jornais: Minguante, Big Ode, Inútil, Piolho, Sulscrito, Mundo Universitário, entre outros. 
Fundou a associação cultural Linguagem de Cálculo, com Fernando Esteves Pinto, e o grupo literário Texto-al, com Luís Ene e Carlos Campaniço.
Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, é advogado em Faro, onde reside actualmente.



2 comentários:

    Parece interessante!

     

    Sem dúvida ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum