Sabes, as pessoas passam pela vida como sonâmbulas, preocupam-se com o que não é importante, querem ter dinheiro e notoriedade, invejam os outros e esmifram-se por coisas que não valem a pena. Levam vidas sem sentido.”
José Rodrigues dos Santos, A Fórmula de Deus

Com mais de 3 milhões de livros vendidos em todo o mundo, José Rodrigues dos Santos é o mais popular dos autores portugueses. Doutorado em Ciências da Comunicação, é simultaneamente professor universitário, jornalista e escritor.
Nasceu em 1964 em Moçambique e viveu em Macau e em Londres (onde trabalhou na BBC), antes de se fixar em Portugal, em 1990. Começou por apresentar o 24 horas, na RTP, passando depois para o Telejornal, de que continua a ser pivô. Como repórter, cobriu conflitos em Angola, Timor Leste, Líbia e Ucrânia e o seu trabalho foi distinguido três vezes pela CNN e duas pelo Clube Português de Imprensa.
Em 2002, um amigo ligado a uma revista literária pediu-lhe que escrevesse um conto. Como lhe devia um favor, José Rodrigues dos Santos acedeu e ao fim de algum tempo o “conto” já contava com mais de duzentas páginas. Assim nasceu o seu primeiro romance, A Ilha das Trevas. Desde então já publicou mais 14 livros, sobretudo thrillers centrados na personagem (e nas aventuras) de Tomás Noronha.
Em 2005, Codex 632, um romance histórico sobre a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo, foi o livro mais vendido em Portugal, tendo sido nomeado para o Prémio Literário IMPAC Dublin. A Ira de Deus, em 2009, chegou também ao número um do top de vendas e venceu o Prémio Clube Literário do Porto. Relativamente à vida privada, José Rodrigues dos Santos considera-se reservado, talvez por em criança ter saltado de escola em escola (e de país em país), o que tornava difícil fazer amigos. Ainda hoje continua a viajar muito, fazendo quatro ou cinco viagens por ano. Não gosta de poesia, lê sobretudo ficção e ensaio e prefere ver filmes em casa. Quanto à política, que tantas vezes serve de matéria jornalística, diz que quanto mais a conhece mais esta o repugna.


Vejam mais sobre esta campanha, aqui!

1 comentários:

    On 06 outubro, 2016 Dulce disse...

    Gosto muito dos livros do meu querido "orelhas".

     

Blogger Templates by Blog Forum