Zafón em promoção

Nesta semana a Wook elegeu Zafón como autor em promoção.

Vejam a selecção aqui!



“Cada livro (…) tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele.” 

A Sombra do Vento

Carlos Ruiz Zafón nasceu em Barcelona, em 1964, e é um dos maiores êxitos internacionais da literatura espanhola. 
É apaixonado por dragões (que adornam muitas das fachadas da sua cidade) e diz temer ser um deles. Para além de ter nascido no ano do dragão, tem afinidades com estas criaturas míticas que respiram fogo, como o facto de preferir a noite e as trevas, e ser pouco sociável. No entanto, ao contrário destas bestas gigantescas, escreve. É um dos autores mais lidos em todo o mundo, tendo as suas obras sido traduzidas em mais de 50 línguas. 
Começou a carreira em 1993, com O Príncipe da Neblina, mas foi há 15 anos, em 2001, ao publicar A Sombra do Vento, que se transformou num fenómeno literário. Apesar de ser por vezes associado ao thriller e à novela gótica, este romance, que recebeu o Prémio Correntes d’Escritas 2006, não encaixa em nenhum género específico. É sobretudo um mistério apaixonante, uma trágica história de amor que ecoa através dos tempos, ambientada na Barcelona da primeira metade do séc. XX, e que nos relembra a cada passo o poder encantatório dos livros. Juntamente com O Prisioneiro do Céu e O Jogo do Anjo, forma uma trilogia que se cruza no universo literário do Cemitério dos Livros. As três obras estão unidas por personagens e fios narrativos, mas têm histórias independentes, podendo ser lidas separadamente e em qualquer ordem. 
O lugar preferido de Zafón é, segundo o próprio, o planeta Terra, mas gosta de viajar para destinos desconhecidos. Adora as brumas douradas dos quadros de Turner, cheesecake de manga e nunca esquecerá o entardecer do Natal de 1999, na praia de Carmel, Califórnia. Além disso, gosta muito de ler e de escrever, arte que pratica de forma sublime. 

5 comentários:

    On 12 julho, 2016 Paula disse...

    Gostei muito da Sombra do Vento!

     
    On 12 julho, 2016 Dulce disse...

    Eu não gostei nada do O Prisioneiro do Céu, e nem conclui a leitura de A sombra do vento.
    Creio que há certas situações na vida que interferem com as leituras, creio que não foi no momento ideal para ler Carlos Ruiz Zafon.
    Nas férias vou dar-lhe uma nova oportunidade.
    Bjs

     
    On 12 julho, 2016 Vasco disse...

    Tenho um livro, mas nunca li. Não posso opinar sobre o autor.

     
    On 12 julho, 2016 Paula disse...

    Segundo me consta (dos comentários que li por aí) A Sombra do Vento será mesmo o melhor. Influenciada por isso não li mais nada dele.

     

    Acho que só não gostei de O prisioneiro do céu, achei todos os outros fantásticos. Comecei por O jogo do anjo e só li depois A sombra do vento, que é o primeiro. Um dia destes tenho de os ler na ordem certa.

     

Blogger Templates by Blog Forum