O Padrinho

Como alguns poderão saber, O Padrinho, de Mario Puzo, foi o livro que me prendeu à literatura, aquele que me despertou um interesse profundo pelos livros. O livro certo no momento certo.


Mario Puzo não era apenas um autor que escrevia sobre o crime e sobre a máfia, um tema altamente secreto e que despertava imensa curiosidade entre o público em geral. Puzo era um homem extremamente inteligente. Era também um visionário e um temerário.


Lembrei-me dele porque nesta semana que passou revi o filme, o primeiro da trilogia, espectacularmente interpretado por Marlon Brando e Al Pacino (o meu actor favorito entre todos os favoritos).


O filme, de Scorsese, é extraordinário. Mas o livro... o livro é muito mais! Digo isto mesmo sabendo que o filme tem quase três horas e que teve como guionista o próprio Puzo!
E, não sei, mas desconfio que O Padrinho talvez não seja a sua melhor obra. 
Penso que esta seja a sua obra-prima:


E para quem não gosta deste assunto... o autor escreveu aquele que é, para mim, o melhor romance histórico que li (se bem que os livros de Robert Harris estejam a morder os calcanhares deste):

3 comentários:

    On 24 maio, 2016 Paula disse...

    Tenho o livro em casa, em versão bolso... não sei, acho que não faz muito o meu género literário... Mas confesso que tenho muita curiosidade.

     
    On 24 maio, 2016 Vasco disse...

    Devias ler! A sério que devias. Mas tuuuu é que sabes!

     
    On 06 junho, 2016 Dora disse...

    Melhor filme/trilogia de sempre!

     

Blogger Templates by Blog Forum