"Capital Fuck", Elfriede Jelinek (Divulgação)
05/07/2015 by Vasco
Uma obra que foi escrita para palco, mas cuja fluência apela aos leitores de ficção.
Um livro forte, polémico, que aborda temas mais do que nunca actuais, como a especulação financeira e as vicissitudes do sistema bancário.
A escrita de Elfriede Jelinek desperta fortes reacções e não deixa ninguém indiferente.
Título Capital Fuck: Os Contratos do Comerciante. Uma Comédia Bancocrática
Autor Elfriede Jelinek
Nr. de páginas 184
Editor Verso da História
Sinopse
CAPITAL FUCK: Os Contratos do Comerciante. Uma comédia Bancocrática escrutina a frenética especulação de banqueiros e pequenos investidores à volta de activos fictícios. Partindo de uma série de escândalos financeiros um pouco por todo o mundo, Elfriede Jelinek utiliza a realidade como pretexto para um jogo ardiloso de exacerbação e distorção melodramática.
Simultaneamente ensaio, análise, denúncia, caricatura e jogo assentes na espiral associativa de palavras e trocadilhos verbais, o texto de Jelinek não é mais do que uma reflexão sobre os sistemas bancário, imobiliário e de crédito. Um texto rigoroso e controverso que nos faz pensar no modo como as vítimas, ao acusar os outros, provam a sua própria culpa. Aqui ninguém é inocente!
Sobre o autor
Elfriede Jelinek foi laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 2004. Esta é a obra mais recente de Jenilek (2009) a ser traduzida e publicada em Portugal, que foi escrita para o palco, mas cuja fluência apela aos leitores de ficção.