Tieta do Agreste
Jorge Amado
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 656
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722051941

Depois de Gabriela, Tieta é outra das grandes personagens femininas de Jorge Amado.



Sinopse
Tieta, mulher de carácter forte forjado pela vivência sofrida, volta à terra natal, a cidadezinha de Sant’Ana do Agreste, no interior da Baía, depois de ter passado 25 anos no Sul do país como meretriz. Tendo feito fortuna em São Paulo, gerenciando moças para políticos e empresários, retorna agora em busca de um paraíso que vê perder-se. No seu regresso, está cercada de riqueza e poder, em contraste com a sua partida, quando foi expulsa pelo próprio pai.
A presença de Tieta em Sant’Ana do Agreste deixa marcas profundas: enquanto a cidade se transforma pela chegada do progresso, trazido pela ex-pastora de cabras e ex-prostituta, as relações entre os habitantes também mudam a um ritmo vertiginoso.

Relações de poder e corrupção, religiosidade, liberdade sexual, moda e consumo, conflito entre progresso e preservação ambiental são assuntos que, incorporados no enredo do livro, ganham tratamento crítico bem-humorado. Esta combinação faz de Tieta do Agreste uma narrativa experimental e inovadora – uma obra maior, que alcançou imenso sucesso na televisão, tanto no Brasil como em Portugal.

Jorge Amado (1912-2001), baiano de Itabuna, é um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX e um dos mais difundidos em todo o mundo. Os seus romances estão traduzido em dezenas de línguas e foram adaptados para cinema, teatro e televisão. entre eles destacam-se Mar Morto, Capitães da Areia, Tenda dos Milagres, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista, Cansada de Guerra, Tieta do Agreste e Gabriela, Cravo e Canela.
Exímio contador de histórias e senhor de uma escrita de grande força dramática e lírica, as personagens dos seus romances são hoje figuras inesquecíveis.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum