ENGANO
de Philip Roth
O mundo ciosamente fechado da intimidade adúltera, apresentado com uma limpidez sem paralelo na ficção americana

Sinopse
No centro de Engano estão dois adúlteros no seu esconderijo. Ele é um escritor americano de meia-idade chamado Philip, que vive em Londres, e ela é uma inglesa culta, inteligente e expressiva, refém de um casamento humilhante ao qual, com trinta e poucos anos, já está nervosamente resignada, ou quase. A ação do livro é feita de diálogos – principalmente conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor. Esses diálogos – acutilantes, ricos, espirituosos, dialéticos – são praticamente tudo o que há neste livro, e não é preciso mais nada.

Em 1997 Philip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e, em 2002, o mais alto galardão da Academia Americana de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção, anteriormente atribuída a John dos Passos, William Faulkner e Saul Bellow, entre outros. Ganhou três vezes o PEN/Faulkner Award e o National Book Critics Award. Em 2005 A Conspiração contra a América recebeu o prémio da Sociedade de historiadores Americanos pelo «excecional romance histórico sobre um tema americano, relativo a 2003-2004». Recentemente Roth recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: em 2006, o PEN/Nabokov «pelo conjunto da obra [...] de originalidade constante e artisticamente perfeita» e, em 2007, o PEN/Saul Bellow de Consagração na Ficção Americana, dado ao escritor cujo apuro ao longo de uma carreira sustentada o coloca ao mais alto nível da literatura americana.
 Roth é o único escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa edição completa e definitiva pela Library of America. A publicação do último dos oito volumes está prevista para 2013. Em 2011 Roth recebeu o Man Booker International Prize. Foi o quarto autor a receber esta distinção.

1 comentários:

    On 13 janeiro, 2013 GL disse...

    Li, algures, que Roth pensa abandonar a escrita. A ser verdade estamos perante uma enorme perca.

    É gratificante, e útil, visitar este espaço. Por isso, vou ficar por aqui.

     

Blogger Templates by Blog Forum