Depois de ter recebido, no mail, as novidades de algumas editoras para Janeiro, faço os seguintes destaques PESSOAIS:

O cerco de Krishnapur
de J.G. Farrell
Código: 04315
Edição/reimpressão: dezembro de 2011
Páginas: 368
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04315-3

Sinopse:
Corre o ano de 1857. Na cidade imaginária de Krishnapur, a comunidade britânica resiste com bravura ao ataque lançado por um exército de indianos. No final do cerco, a cólera, a fome e os agressores mataram a maioria dos ingleses, e os que restam são forçados a alimentar-se de cães, de cavalos e, por fim, de baratas. Mas nunca perdem a habitual fleuma britânica: no meio do caos, o chá continua a ser às cinco e a luta pela sobrevivência prossegue, agora lançando mão dos luxuosos candelabros e violinos, as armas que restam para enfrentar a barbárie. Os episódios desconcertantes sucedem-se, num desafio constante à mais fértil das imaginações...

James Gordon Farrell nasceu em 1935 em Liverpool, no seio de uma família anglo-irlandesa. É considerado um dos mais importantes autores do séc. XX, apesar da sua atividade de escritor ter sido tragicamente interrompida por um acidente enquanto pescava na costa irlandesa.
Tendo escrito outros três romances antes de 1970, ficou famoso sobretudo pela "Trilogia do Império", que retrata a decadência do Império Colonial Britânico com uma ironia sagaz, evidente nas descrições e nas características das personagens, enquanto o pano de fundo é um cenário histórico baseado em acontecimentos reais.
Em 1971, Hotel Majestic, o primeiro volume da trilogia, ganhou o Faber Memorial Prize, e em 1988 foi adaptado a telefilme. Foi distinguido com o Lost Man Booker Prize em 2010.
O segundo volume da trilogia, O Cerco de Krishnapur ganhou o Man Booker Prize em 1973 e foi nomeado para o prémio Best of the Booker.

Uma Visita Inesperada
Editora: ASA
N.º Páginas: 160
ISBN: 978-989-23-1675-8
1ª Edição: janeiro de 2012

Sinopse:
Numa noite de nevoeiro cerrado, o carro de Michael Starkwedder despista-se numa estrada rural. Em redor, há apenas uma casa isolada. Quando Michael se aproxima para tentar pedir ajuda, o cenário com que se depara é arrepiante: numa cadeira de rodas, jaz o cadáver de um homem; a seu lado, está uma atraente mulher com uma arma na mão. A solução do caso parece simples, não fosse o facto de o morto ter uma longa lista de inimigos. Michael percebe que está perante o cadáver de um monstro. Quem de entre os muitos alvos da sua malvadez poderá ter cometido o crime? A resposta pode estar dentro da própria casa e dos seus inúmeros suspeitos…
Escrito originalmente por Agatha Christie em 1958 como uma peça de teatro, A Visita Inesperada (The Unexpected Guest) foi adaptado para romance por Charles Osborne em 1999.

Agatha Christie nasceu Agatha May Clarissa Miller, em Torquay, na Grã-Bretanha, em 1890.
Em 2000, a 31st Bouchercon World Mystery Convention galardoou Agatha Christie com dois prémios: ela foi considerada a Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século.

Da Civilização, o destaque vai para Irmã de Rosamund Lupton

Irmã
Autor: Rosamund Lupton
Título Original: Sister
Editora: Civilização
Tradução: Odete Martins
ISBN: 9789722633833
Págs: 369

Sinopse: Quando Beatrice recebe um telefonema frenético a meio do almoço de domingo e lhe dizem que a sua irmã mais nova, Tess, desapareceu, apanha o primeiro avião de regresso a Londres. Mas quando conhece as circunstâncias que rodeiam o desaparecimento da irmã, apercebe-se com surpresa, do pouco que sabe sobre a vida de Tess - e de que não está preparada para a terrível verdade que terá que enfrentar. A Polícia, o noivo de Beatrice e até a própria mãe aceitam ter perdido Tess, mas Beatrice recusa-se a desistir e embarca numa perigosa viagem para descobrir a verdade, a qualquer custo.

Rosamund Lupton ensina Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge. Depois de vários empregos em Londres, incluindo copywriting e revisão para a Literary Review, venceu uma competição para jovens escritores e foi selecionada pela BBC para um curso de jovens escritores. Também foi convidada para o grupo de escritores do Royal Court Theatre. Escreveu guiões originais para televisão e cinema, antes de escrever o seu primeiro romance, Irmã, um bestseller no Reino Unido e nos EUA. O seu segundo romance, Afterwards, também já é um bestseller no Reino Unido. Rosamund vive em Londres, com o marido e os dois filhos.

O livro que se segue, foi um livro que não me causou indiferença, mas chamou-me a atenção pelo tema. Primeiro pensei: "Bem, já não se fala em 2012 como o ano em que culminará todas as catástrofes possíveis e imaginárias, agora vamos a 2050 para se facturar mais um pouco. No entanto, depois de ler a sinopse, este livro despertou realmente a minha atenção pelos temas que trata e que fazem todo o sentido, ora vejam:
 
O Novo Norte - O Mundo em 2050
Editora: Livros d’Hoje
N.º Páginas: 429
ISBN: 978-972-20-4793-7
1ª Edição: janeiro de 2012

Sinopse
O mundo em 2050 será radicalmente diferente do de hoje. Países do norte — nomeadamente Canadá, Rússia e Escandinávia — subirão à custa dos do sul. Lugares como Nova Zelândia, Argentina e Brasil também serão vencedores. Os padrões de migração humana serão drasticamente alterados — e o local onde nascemos será ainda mais crucial nas nossas vidas.

O Novo Norte explora as «quatro forças motrizes» que estão a modificar o mundo: a mudança climática, o crescimento populacional, a globalização e o esgotamento dos recursos. Mais do que isso, tenta-se prever como estas irão moldar o mundo até 2050. Este é um livro sobre pessoas e os fatores que determinam onde e como elas vivem, examinando mais cuidadosamente os países do extremo norte — Escandinávia, Canadá, Gronelândia —, que têm a ganhar com as mudanças em curso.

O autor é professor de geografia e de terra e ciências espaciais da Universidade da Califórnia. Publicou mais de cinquenta artigos de investigação, em revistas como Science e Nature e, em 2006, informou o Congresso sobre os impactos prováveis da mudança climática do norte. Os seus trabalhos têm sido abordados e discutidos em diferentes meios de comunicação social, como LA Times, National Geographic, The Boston Globe, The Washington Post, Time Magazine e NPR.

Da Editorial Presença destaco, o livro "Uma Questão de Orgulho", o qual também se encontra em passatempo aqui no blogue. É um romance histórico, um dos meus géneros preferidos.

Uma Questão de Orgulho
Colecção: Grandes Narrativas
Nº na Colecção: 519
Data 1ª Edição: 10/01/2012
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4705-1
Nº de Páginas: 376

Sinopse: Carlos V tem sido considerado o maior imperador do Sacro Império Romano desde Carlos Magno, mas terá sido mesmo? Em Uma Questão de Orgulho, a autora deixa-nos com uma visão bastante cética daquele que foi um dos homens mais poderosos da Europa no século XVI. Quando Carlos se retira para um pequeno mosteiro isolado na região oeste de Espanha, traz com ele inúmeras recordações do seu passado. Mas as pessoas à sua volta encarregam-se de nos dar uma perspetiva mais completa e por vezes surpreendente dos acontecimentos recordados por Carlos…

Linda Carlino, falecida em 2010, era uma apaixonada por história e ficção histórica, com especial interesse pelos séculos XV e XVI. Foi professora em Barnard Castle e consultora numa editora de livros infantis. Nos últimos anos da sua vida, dedicou-se a tempo inteiro à investigação, às viagens e à escrita. Nessa fase, passou longos períodos em Espanha, onde levou a cabo exaustivas e aprofundadas investigações nas mais prestigiadas bibliotecas. A Presença publicou o seu primeiro romance, Joana, a Louca, nesta coleção.

Embora eu não seja fã da colecção "O Diabo Veste Prada", de acordo com a sinopse, este parece-me ser um livro leve e divertido para uma pausa entre as leituras mais "pesadas". Deixo um elogio à capa que ficou linda com este sapato dourado :)
.
A Última Noite no Chateau Marmont
Colecção: Champanhe e Morangos
Nº na Colecção: 46
Data 1ª Edição: 10/01/2012
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-4706-8
Nº de Páginas: 336

Sinopse: Brooke e Julian estão casados há cinco anos e têm uma vida pacata e feliz em Nova Iorque. Mas o seu dia a dia está prestes a mudar radicalmente quando a carreira de Julian como músico alcança reconhecimento à escala nacional. Do dia para a noite, ambos passam a conviver com celebridades, a frequentar os locais mais exclusivos, a ser convidados para as festas mais mediáticas… e a estar sob o olhar constante e indiscreto dos paparazzi. Brooke não se sente confortável com todas as atenções voltadas para si e, quando fotografias comprometedoras de Julian aparecem nas páginas dos tabloides, sente que tem de tomar uma decisão. Poderá o seu casamento sobreviver àquela noite no Chateau Marmont?

Lauren Weisberger, nasceu em 1977, na Pensilvânia, Estados Unidos, e é licenciada em Inglês pela Universidade de Cornell. O Diabo Veste Prada foi o seu primeiro romance, um enorme sucesso de vendas, que passou mais de um ano na lista de bestsellers do New York Times e deu origem ao filme com o mesmo título, protagonizado por Meryl Streep e Anne Hathaway e vencedor de um Globo de Ouro. Os seus romances subsequentes, Sexo, Intrigas e Glamour e Procura-se Diamante para Relacionamento Sério, tornaram-se igualmente bestsellers do New York Times. Ambos foram publicados pela Presença nesta coleção. Lauren Weisberger vive em Nova Iorque com o marido.

Para os amantes de Robin Cook, a Europa América publica "Cura"

Título: Cura
Autor: Robin Cook
Colecção: Obras de Robin Cook
Pp.: 368

Sinopse:
Agora que o neuroblastoma, potencialmente fatal, que tomou conta do seu filho parece estar em plena remissão, a médica legista de Nova Iorque, Laurie Montgomery, volta às suas funções, no Gabinete de Medicina Legal, onde trabalha há mais de duas décadas.

Preocupada com a incerteza de ainda ter, ou não, capacidade para o seu trabalho depois da longa ausência, Laurie depara-se com um primeiro caso, que é nada menos do que um puzzle altamente perigoso e da maior importância, que envolve o crime organizado e duas empresas recém-criadas de biotecnologia, num jogo de audazes. Apesar dos conselhos e avisos dos seus colegas e do seu marido, o também colega Jack Stapleton, Laurie está determinada a resolver o mistério que este caso representa.

Satoshi Machita, um ex-investigador da Universidade de Quioto, é o detentor de uma patente extremamente valiosa que diz respeito às células estaminais induzidas pluripotentes, que serão a base para a construção de uma indústria de triliões de dólares na área da medicina reconstrutiva. Quando este morre numa plataforma do metropolitano de Nova Iorque, cheia de pessoas, Laurie terá de decidir se a sua morte se deve a causas naturais, ou a algo… mais diabólico.
Nas sombras, escondem-se pessoas que gostariam de ver Laurie bem longe da morte de Satoshi. Apesar das ameaças que recebe, ela insiste, até que estas começam a tornar-se bem reais e afectam a pessoa que ela mais ama no mundo: o seu filho J. J.
Subitamente, Laurie não terá outra escolha senão resolver o crime e salvar o filho.

O Dr. Robin Cook é um prestigiado médico norte-americano, especializado em Oftalmologia, doutorado em Harvard. É reconhecido como o fundador do género literário «thriller médico» e há trinta anos que se mantém como o autor de maior sucesso deste género a nível mundial. Este é o seu 30.º livro publicado na Europa-América.

2 comentários:

    «Uma visita inesperada» e »Irmâ» são os que estou com MUITA vontade de ler.

    Os outros não me chamam a'tenção.

     
    On 16 janeiro, 2012 Paula disse...

    Olá Miguel,
    O Cerco, despertou-me a atenção também :)

     

Blogger Templates by Blog Forum