Sinopse:
Um corpo completamente desfigurado é descoberto a flutuar num canal. O Comissário Brunetti é chamado para fazer a identificação, mas o caso não progride, pois a única pista é o sapato que a vítima tem calçado. É então que Brunetti se lembra do homem num violento protesto no ano anterior. A investigação de Brunetti leva-o dos pacatos canais de Veneza até um mundo assustador de chantagem e corrupção.

Críticas:
«Neste livro, Donna Leon provoca Brunetti com um crime que realmente perturba a sua alma…» [The New York Times Book Review]

«Complexo e muito interessante[Independent]

«Donna Leon tem uma maravilhosa intuição para as complexidades sociais de Veneza, onde a corrupção é tão antiga, profunda e traiçoeira como os canais.» [Daily Mail]

Opinião:
A obra desenrola-se na cidade de Veneza e periferia. Durante a investigação vão aparecendo algumas palavras italianas como “signorinna”, “signore”, “grazie”, “Vaporetto” (entre outras), o que torna a leitura mais bela, e fazendo com que na nossa imaginação crie a ilusão que estamos naquela cidade italiana.
Algumas das personagens vão nos inteirando das evidências da corrupção generalizada da sociedade italiana, de questões éticas, dos direitos dos animais e da transformação que a cidade teve ao longo do tempo devido ao turismo.
Por vezes o inspector Brunneti é um pouco soturno e perde-se por diversas vezes nos seus pensamentos.
Embora a investigação pareça um pouco “old fashion”, temos a Signorina Elettra que dá um toque de modernidade, é uma perita em informática que ajuda bastante na investigação.
Donna Leon (a escritora), com as suas descrições consegue fazer com que “vivamos” as situações que vão decorrendo. A determinada altura o inspector Brunneti acompanhado por um colega “visitam” um matadouro, e a descrição do que eles vivenciaram provocaram-me sensações como se também lá estivesse presente, o repúdio, o silêncio e o mal-estar que essa situação provocou a estas personagens, penso que até aos menos sensíveis os vai afetar durante muito tempo, mesmo depois de finalizarem esta leitura.
Outro aspeto que Donna Leon focou através das suas personagens e que me fez pensar bastante na nossa sociedade actual, foi a simples palavra GANÂNCIA… nem deveria ter escrito a “simples palavra”, porque a palavra GANÂNCIA é uma palavra muito forte, uma palavra maldosa… uma palavra que hoje em dia define muitas das pessoas da nossa sociedade, pessoas que quanto mais têm mais querem…
Uma obra que depois de a terminarmos, nos deixa a pensar durante muito tempo…

Podem satisfazer um pouquinho da vossa curiosidade e ler as primeiras páginas desta obra aqui, entre outras informações.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum