Sinopse:
O jornalista e maratonista Sérgio Xavier Filho perseguiu, durante anos, a Maratona de Boston. Este livro é o relato de sua busca pelo índice, mas também é a história de todos que um dia correram esta maratona e dos que ainda sonham em concluí-la. A corrida em Massachusetts, nos Estados Unidos, tem uma trajetória rica de cenários e personagens, como o empenho de John A. Kelley, a bravura de Kathrine Switzer, a garra de Roberta Gibb, a farsa de Rosie Ruiz, o duelo de Alberto Salazar e Dick Beardsley e a superação após o atentado em 2013. Um livro pessoal, mas também jornalístico, histórico e, acima de tudo, inspirador sobre a maratona mais antiga do mundo, que também é sinônimo de transformação, tradição e sobrevivência.


Opinião:
Comprei este livro no formato eBook (ainda sou da velha guarda que gosta de cheirar e sentir o papel), mas como não tinha alternativa e estava tão interessada em saber o que este jornalista tinha a dizer quanto a esta maratona, resolvi comprar. Claro que já li vários livros no formato eBook, mas nunca tinha comprado um, e lá está, para mim não há nada como o papel. 
E o que tenho a dizer quanto a esta obra??!! Adorei…
Eu gosto muito de correr, é algo que me faz muito bem em todos os sentidos, e a minha cabecinha agradece. Este ano estreei-me na maratona do Porto e simplesmente ADOREI, foi uma experiência que me marcou e que vai ficar para sempre nas minhas boas memórias. Antes de fazer a maratona já estava tentada em ler esta obra, depois de a fazer em Novembro, não resisti mais.
É impressionante tudo pelo qual este jornalista passou para alcançar o sonho de correr nesta maratona, ele podia ter participado na prova sem alcançar o índice (algumas empresas oferecem as inscrições), mas ele quis saber pelo que um atleta amador passa, para alcançar o índice e assim poder participar na segunda mais antiga maratona do mundo e depois contar tudo pelo que passou, até chegar ao grandioso dia.
Para quem não sabe, este “tal” índice que é necessário alcançar, é um tempo classificatório de maratonas anteriores, que é estipulado pela organização. Mas não pode ser numa maratona qualquer, tem de ser uma com a certificação da USA Trace & Field. Por exemplo no meu caso, como pertenço ao escalão F40 a 44, teria de na maratona do Porto terminar no máximo em 3h40m (é o tempo exigido para 2020), mas isso também não quer dizer que poderia participar, porque como têm um número limitado de vagas, só os melhores dessa faixa etária é que são os escolhidos. Este índice para além de depender da faixa etária, também depende do sexo, para os homens eles são mais exigentes. Mas nem sempre foi assim, na obra temos uma breve descrição de como foi no início até aos tempos de hoje.
 Esta maratona “nasceu” em 1897, nesta obra enquanto acompanhamos todos os contratempos pelo qual o jornalista passou para um dia poder participar, também vamos conhecendo a história da maratona ao longo de todos estes anos, desde a primeira mulher que participou, ao atentado em 2013… nem durante a segunda guerra mundial esta maratona deixou de se realizar.
E o que é que acontece a quem é “amante” da corrida e lê este livro?? Pois… é isso mesmo que devem ter pensado… Fica-se com uma vontade ENORME de um dia também lá estar e participar nessa grande festa que é a maratona de Boston.
Só mais uma curiosidade… Sabem quem é que participou por 3 vezes nesta maratona e foi vencedora?? A nossa querida Rosa Mota… mulher de raça…

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum