A CONTINUAÇÃO DE “RETRATO DE UMA SENHORA” DE HENRY JAMES, PELO VENCEDOR DO MAN BOOKER PRIZE


Sinopse:
No final do século XIX, Isabel Archer, uma jovem norte- -americana, é enviada pela tia para a Europa, na esperança de que se familiarize com o mundo e adquira experiência. Quando Isabel herda uma fortuna inesperada, é convencida a casar com um homem sedutor e quase sem recursos, Gilbert Osmond, que mais tarde descobre ser cruel e enganador. Numa viagem a Inglaterra para visitar o primo que está às portas da morte, Isabel tem uma hipótese de se livrar do casamento. Apesar disso, decide regressar a Itália. John Banville acompanha a história de Henry James até este momento. Mas Mrs. Osmond é uma criação de Banville: a criatividade narrativa, a precisão da lírica, as surpresas linguísticas, as camadas de intensidade emocional e psicológica, o subtil humor negro…Mais tarde, o romance escolhe direções que o próprio James talvez se sentisse tentado a seguir.


Opinião:
Isabel Archer é uma mulher muito inteligente e independente para a época em que vive (final do século XIX), uma mulher cheia de sonhos, que ao casar-se com Gilbert Osmond, muda de comportamento e formata-se ao que o seu marido espera de uma mulher. Até ao dia que descobre o verdadeiro Mr. Osmond. Isabel no início parece uma mulher frágil que precisa do amparo de alguém, até que se “transforma”, e passa a pensar, agir e ser, como verdadeiramente quer e é, e nem Mr. Osmond a consegue impedir. No final o futuro de Isabel ficam em aberto, ou seja o final da obra é muito vaga, o que mesmo assim nos deixa com bastante curiosidade em saber o que estará reservado a uma mulher com a sua inteligência, que vive muito à frente do seu tempo.
John Banville tem uma escrita e imaginação brilhante, cria personagens memoráveis, com um enredo que nos atrai, e que levam um rumo que não esperamos… cada passo na sua obra, nunca deixa de nos surpreender.

Para mais informações procurar aqui.





0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum