Sinopse:
A Carruagem dos Órfãos é um romance poderoso sobre a amizade, tendo como pano de fundo um circo durante a Segunda Guerra Mundial.
Duas mulheres extraordinárias e as suas histórias angustiantes, de sacrifício e sobrevivência.
Noa, de 16 anos, fica grávida de um soldado do exército nazi e é forçada a desistir do seu bebé recém-nascido. Vive no piso superior de uma pequena estação ferroviária, a troco de limpezas... Quando descobre dezenas de crianças judias amontoadas num vagão cujo destino é um campo de concentração, ela não consegue deixar de pensar no filho que lhe foi retirado.
E, num momento que mudará a sua vida para sempre, agarra numa das crianças e foge com ela pela noite fora sob um forte nevão. Acaba por encontrar refúgio num circo alemão, onde tem de aprender números de trapézio para poder passar despercebida, não obstante o azedume de Astrid, a trapezista principal. A princípio rivais, Noa e Astrid em breve criam poderosos laços de afecto entre si. Mas como a fachada que as protege se torna cada vez mais ténue, elas têm de decidir se a amizade entre ambas é suficiente para se salvarem uma à outra - ou se os segredos que guardam deitarão tudo por terra.
Uma extraordinária obra visual e credível, bestseller do New York Times.


Opinião: 
Embora esta obra se trate de uma ficção, toca em pontos bastante importantes e talvez desconhecidos para muitos. Como tratavam e sobreviviam as pessoas do circo nesta época? Nunca me tinha questionado sobre este assunto (sobre estas pessoas), e ao longo da obra fui-me inteirando sobre a vida difícil que tinham. Como é de imaginar nesta época a vida não era fácil para ninguém, mas ainda assim havia pessoas com coragem e inteligência para ajudarem o próximo. 
Nas notas da autora, ela descreve como lhe surgiu a ideia para este livro. Existiu mesmo um vagão de um comboio cheio de bebés arrancadas às suas famílias, e existiu mesmo um circo alemão que refugiou judeus durante a guerra. Tudo isto fascinou a autora e a partir daqui nasceu esta obra. Uma obra fascinante, que nos envolve do início ao fim e nos faz torcer para que tenha um final feliz. 
Quando julgo que nada mais me surpreende sobre o holocausto, vem mais uma obra demonstrar o contrário... um assunto que infelizmente não esgota e que nos surpreende sempre. 

Para mais informações sobre esta obra ver aqui.





2 comentários:

    On 31 julho, 2018 Paula disse...

    Tenho a obra em e-book e não fazia ideia de que era uma obra sobre o holocausto!!

     
    On 03 agosto, 2018 Lígia disse...

    Lool

    Beijinhos

     

Blogger Templates by Blog Forum