Sinopse:
Este é um livro novo e inovador: novo pelo tema - um mistério por resolver no século XIX na cidade de Hokitika, Nova Zelândia, que reagrupa o destino de doze personagens - e inovador pela estrutura reinventada dos romances vitorianos.
A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, além de um grandioso mistério por resolver, relevam a singularidade desta obra: é um thriller e um romance histórico, iluminado por referências astrológicas e chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens. Surpreendente e viciante, eis ficção ao mais alto nível literário. Este romance de Eleanor Catton é incontornável, tendo sido reconhecido com o Man Booker Prize 2013.

Opinião:
O mistério relatado nesta obra passa-se no século XIX na cidade de Hokitika, na Nova Zelândia, na altura da grande “febre” do ouro. 
Um mistério onde se encontram mais de 12 personagens, que são todas tão diferentes no seu caráter que facilmente o leitor absorve todos os nomes e o que cada uma delas faz nesta história, como se tivéssemos um puzzle de mil peças e as vamos ligando umas às outras, esta autora, sem dúvida que faz esta ligação muito bem. A autora também consegue transmitir-nos o clima chuvoso e sombrio de Hokitika e da maioria das personagens, o que faz com que nos sintamos parte integrante deste mistério. Neste relato tanto viajamos para o passado como estamos no presente, mas tudo é feito  de uma forma simples sem que o leitor se possa sentir confuso, para que assim se possa juntar as tais peças do puzzle, para resolver esta intriga.

Para mim o grande e único ponto negativo nesta obra, que embora seja de  uma narrativa fluída, são por vezes as partes demasiado descritivas que faz com que a leitura se torne bastante enfadonha, e que me fez pensar se devia continuar com a sua leitura ou se devia desistir (tenho sempre algum receio que certas obras se arrastem nesse enfado e seja uma perda de tempo, e que poderia estar a ler algo bem melhor). Mas entretanto vinha um capitulo cheio de “vida” que me despertava, como se estivesse num sono profundo e acordasse cheia de energia e num belo dia de sol. Por vezes julgo que se devia ao caráter de uma ou outra personagem que era mais melancólica, mas outras vezes penso que se descreviam certas “coisas” que poderiam ser feitas de uma forma mais simples e enérgica.

Resumindo, o livro espremido tem muito “sumo”, tem uma história muito imaginativa e interessante, mas como tanto passamos por partes extremamente enfadonhas, como por partes muito empolgantes, penso que nem todos os leitores terão paciência de pegar nestas 888 páginas.

2 comentários:

    Este livro cá esta em casa à espera que o leia. Após esta opinião, fico com vontade de o ler rapidamente!
    ;)

     

    É uma boa leitura ;)

     

Blogger Templates by Blog Forum