Opinião:
SEDA, é um dos livros mais belos que li este ano.
Antes de vos falar da história em si, ou daquele que nos parece ser o personagem principal (Hervé Jancour), vou falar-vos de Baldabiou.
Balbadiou aparece-nos poucas vezes na obra, mas sempre nas fases mais importantes! A meu ver ele é a mola mestre de toda esta trama. Tudo tem início com ele, mas termina precisamente porque ele abstém-se da última decisão, delegando-a a outro.
Baldabiou é, a par desta narrativa, o personagem que também mais me marcou este ano.
Mas voltando à história em si...
Fala-nos do jovem Hervé Jancour, comerciante de ovos de bichos de seda que prospera. A dada altura o seu negócio é abalado por uma epídemia e Baldabiou aconselha-o a contornar a possível crise, fazendo uma viagem ao Japão, onde encontraria ovos de bichos da seda sãos. E assim acontece:

 Jancour
"passou a fronteira perto de Metz, atravessou o reino de Württemberg e a Baviera entrou na Austria, chegou a Viena e a Budapeste de comboio para depois continuar até Kiev. Percorreu a cavalo dois mil km da estepe russa, transpôs os Urales até alcançar o lago Baical ao qual os habitantes chamavam mar. Desceu pelo curso do rio Amur. Costeando a fronteira chinesa até ao oceano e, quando chegou ao oceano, parou no porto Sabirk durante onze dias até um navio de contrabandistas holandeses o levar ao calo Teraya na costa oeste do Japão"

Jancour, fez aventura, amizade, arriscou, conheceu o amor proibido e voltou quase sempre como um homem de sucesso.

Adorei a leitura e (super) recomendo!!
Se tivesse que dar estrelas no Goodreads, dava 5*


O livro aqui na editora

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum