Caixa Negra, Matthew Syed (Divulgação)
09/09/2016 by Paula
O que tem em comum a equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz
e a Google? E o que partilha a equipa de ciclismo Team Sky com a indústria da
aviação? Porque se inclui David Beckham e a Pixar na mesma equação de sucesso?
Segundo Matthew Syed a resposta é simples: o «pensamento caixa negra».
É sob esta premissa que o autor escreveu «Caixa Negra»,
um best-seller internacional que chega a Portugal a 9 de setembro, pela
GestãoPlus. Este livro, que se foca no percurso até ao sucesso, recorre a uma
metáfora simples e impactante: «Cada avião está equipado com duas caixas negras
quase indestrutíveis, sendo que uma delas grava as instruções que são enviadas
para os sistemas eletrónicos a bordo, enquanto a outra grava as conversas e os
sons dentro do cockpit. Se houver algum acidente, as caixas são abertas, a
informação é analisada, e a razão para o acidente é trazida à tona. Este
processo garante a mudança de procedimentos, para que nunca volte a ocorrer o
mesmo erro», afirma Matthew Syed no início do livro.
Com base neste exemplo, o autor explora as infindáveis
formas de lidar e aprender com os erros, recorrendo ao «pensamento caixa
negra», integrando este conhecimento na sua estratégia para o sucesso, seja
qual for o empreendimento.*
* Texto enviado pela editora