O que tem em comum a equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz e a Google? E o que partilha a equipa de ciclismo Team Sky com a indústria da aviação? Porque se inclui David Beckham e a Pixar na mesma equação de sucesso? Segundo Matthew Syed a resposta é simples: o «pensamento caixa negra».

É sob esta premissa que o autor escreveu «Caixa Negra», um best-seller internacional que chega a Portugal a 9 de setembro, pela GestãoPlus. Este livro, que se foca no percurso até ao sucesso, recorre a uma metáfora simples e impactante: «Cada avião está equipado com duas caixas negras quase indestrutíveis, sendo que uma delas grava as instruções que são enviadas para os sistemas eletrónicos a bordo, enquanto a outra grava as conversas e os sons dentro do cockpit. Se houver algum acidente, as caixas são abertas, a informação é analisada, e a razão para o acidente é trazida à tona. Este processo garante a mudança de procedimentos, para que nunca volte a ocorrer o mesmo erro», afirma Matthew Syed no início do livro.


Com base neste exemplo, o autor explora as infindáveis formas de lidar e aprender com os erros, recorrendo ao «pensamento caixa negra», integrando este conhecimento na sua estratégia para o sucesso, seja qual for o empreendimento.*


* Texto enviado pela editora

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum