"Amor à Camisola" (Opinião)

Sinopse
Era ainda o Sport Lisboa, que Benfica não era ainda, nesse dia 28 de fevereiro de 1904, na Farmácia Franco, quando um grupo de antigos alunos da Casa Pia e alguns amigos (incluindo o proprietário e os funcionários da farmácia) se juntaram, depois de um treino em Belém, para testemunhar a fundação daquele que viria a ser o
maior Clube de Portugal. Homens que, ao longo de mais de um século, vestiram a camisola encarnada e entraram em campo orgulhosos de carregar a águia ao peito. Na memória ficaram muitos nomes e, claro, o grande e inquestionável Eusébio que se transformou na maior glória do futebol benfiquista e português de todos os tempos. Na Luz nasceram inúmeras estrelas. Formou-se a melhor equipa da Europa e o melhor jogador do Mundo. Entre os "mil e tal", esquecidos há. Mas há os demais, cuja arte e engenho os foi pintando, profusamente, inesquecíveis. Esses, mais do que vestir a camisola, lutaram para a merecer e honrar. E foram esses que fizeram do Benfica o maior Clube português.

Opinião
Bem, contrariando a sinopse, não creio que este seja o maior clube português, mas... adiante...
"Amor à Camisola" é um livro que tem de fazer parte da colecção de qualquer adepto vermelho, sim: vermelho, não encarnado como os locutores costumam dizer. A qualidade fotográfica é de excelência e aquilo que verdadeiramente interessa neste livro é folheá-lo e aprender um pouco da história do clube, das estatísticas, das maiores glórias, dos maiores feitos. Este clube é de facto um grande clube, não o maior, mas grande na mesma, não me custa admiti-lo.
Creio mesmo que este exemplar se deve tornar numa referência, até porque está documentado pelos arquivos do próprio clube. Por isso, mais fidedigno e mais fiel não poderia ser. 





1 comentários:

    Como fui capaz de ter deixado passar isto!
    O maior clube português, lança um livro e passou-me ao lado? Como é possível!
    Vou comprar para oferecer aos meus queridos manos e respetivas famílias.

     

Blogger Templates by Blog Forum