Sinopse
Na Madrid de 1980, o jovem Juan de Vere, acabado de sair da universidade, emprega-se como secretário pessoal de Eduardo Muriel, um decano do cinema espanhol. De uma perspectiva privilegiada, quase íntima, assiste à misteriosa desdita conjugal de Muriel e da esposa, Beatriz Noguera, e às reuniões de amigos naquela casa: um grupo de pessoas inteligentes e cultas que lida, no presente, com as consequências de um passado distante e do qual só agora começa, a medo, a falar.

Encarregue por Muriel de investigar o passado de um dos seus amigos de longa data, o doutor Jorge Van Vechten, Juan decide, na arrogância da juventude, ir além das funções de que fora incumbido e tomará decisões questionáveis - decisões de juventude, de quem tem, nas suas próprias palavras a alma e a consciência adiadas.

Opinião
Javier Marías é sem dúvida um escritor de um enorme talento, um mestre nas palavras e na arte de bem escrevê-las. No entanto, este autor causa em mim um efeito estranho, o mesmo que outros que admiro poderiam causar, só que, por algum motivo, nunca chegam a ultrapassar uma barreira que Marías ultrapassa à medida que vai concebendo novos livros. O facto de a escrita de Marías ser complexa é, a meu ver, uma virtude. É, efectivamente, bela e rica, e tende a alcançar um objectivo claro. Mas, à medida que autor vai lançando novos livros, eu sinto, enquanto leitor, que ele vai optando por tomar caminhos cada vez mais sinuosos para chegar a esse mesmo objectivo. Ou seja, sinto que, à medida que o tempo passa, o autor prefere dar ênfase à forma como a mensagem é transmitida, retirando, por outro lado, um compromisso que geralmente é assumido para com o leitor de a levar - à mensagem - onde deve ser levada. É estranha esta sensação que tenho experimentado com este escritor, mas é o que tem acontecido. A narrativa é de excelência, mas o fio condutor que me foi ligando a esta obra foi-se perdendo com as divagações, com as redundâncias e com as frases demasiado exploradas. Direi que os gostos pessoais não se discutem. Por isso recomendo que se leia esta obra, sempre com atenção e tempo disponível, porque é de enorme qualidade.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum