Sinopse
Um grupo de estudantes inteligentes, excêntricos e rebeldes de uma escola em Nova Inglaterra frequentada por alunos oriundos da nata da sociedade norte-americana, sob a influência de um carismático professor de Estudos Clássicos, descobre um novo modo de pensar e viver, totalmente diferente do resto dos colegas.
Só que, quando os limites da normalidade moral são ultrapassados, as suas vidas alteram-se totalmente e para eles torna-se tão fácil viver como matar…
A História Secreta é escrito pela autora de O Pintassilgo, vencedor do Prémio Pulitzer 2014.




Opinião
Depois de ter lido a opinião da Paula, fiquei bastante curioso relativamente a esta obra. Tudo o que ela (a Paula, é reconfortante tratá-la por "ela") diz é verdade.
A qualidade de Donna Tartt está sempre presente; o jogo de cintura da autora também, assim como a sua inteligência e a versatilidade. Tudo isto é verdade. Mas de igual forma confesso que não deixou de me incomodar um certo sentimento de elitismo e de presunção invariavelmente presente naquelas páginas.
Ainda assim, agradou-me a excentricidade dos personagens e a forma fatalista e algo bipolar como eles se encaram uns aos outros e a eles mesmos, como se cada um deles ansiasse mudar o mundo, sem porém saber muito bem porquê, porque no fundo não sabem quem são.
A primeira página tem uma alusão em forma de agradecimento a Bret Easton Ellis. Esse facto deixou-me entusiasmado no início, visto que sou um apreciador da sua escrita. No entanto, com o passar das páginas, pude constatar o fosso brutal que existe entre ambos, não em termos qualitativos, mas no modo de abordar os temas. Contudo, pude ver de modo bem claro a crítica mordaz comum em ambos os autores relativamente ao novo-riquismo, aos meninos-bonitos que crescem em berço de ouro mas que morrerão provavelmente em solo de ninguém. Também eu os vejo todos os dias, para grande tristeza minha.

O livro aqui na editora


1 comentários:

    Embora diferente da minha opinião, gostei muito da tua!
    :) especialmente sobre o novo riquismo

     

Blogger Templates by Blog Forum