O Leque Secreto, Lisa See

Opinião:
Lisa See, sabe sem dúvida contar uma bela história. Reunindo factos históricos e entrelaçando-os com a amizade, a autora leva-nos numa viagem à China, numa época em que as tradições eram rígidas (se é que alguma vez deixaram de o ser), em que as mulheres eram consideradas galhos imprestáveis de uma árvore. Note-se que elas não eram só consideradas, elas próprias achavam-se como tal! Eram obrigadas a enfaixar os pés ( por volta dos 7 anos) para assim conseguirem um bom casamento. Toda esta pratica de enfeixe dos pés é descrita ao pormenor, mostrando-nos o horror e o sofrimento a que as mulheres eram sujeitas!
Flor da Neve e Lírio são meias irmãs - Loatong- por opção. Partilham tudo e têm as suas vidas entrelaçadas para todo o sempre. A vida destas duas personagens é descrita desde a sua infância até à idade adulta. A autora mostra-nos a vida difícil destas duas amigas, educadas para obedecer, educadas para se acharem fardos na casa dos outros e na sua própria casa. No entanto, ao longo da obra, vamos verificando que apesar da mulher não ter valor nenhum (à partida) elas são amadas pela sua família, as suas dores e infelicidade também são sentidas por aqueles.
Todas as tradições são, nesta obra, enfatizadas de uma forma muito verdadeira e por conseguinte - crua! É também aqui referido a linguagem Nu Shu - linguagem exclusiva das mulheres, usavam-na para comunicarem entre si, utilizando as formas mais originais possíveis - bordando lenços, leques, sapatinhos, roupa... enfim, esta foi uma obra da qual gostei muito e recomendo a todos os que quiserem conhecer um pouco mais sobre a cultura da China.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum