A Condessa, Rebecca Johns

Opinião:
Li vários comentários positivos a este livro e decidi que quando o visse compraria. Entretanto, ficou numa promoção por cinco euros e achei que era a altura certa.
Ora, na capa diz que a vida desta condessa inspirou a obra de Bram Stocker. Eu não sei se o visitante já leu "Drácula" de Bram Stocker. É uma obra excelente, mas há muito pouco de terror, ficámos ali à espera, à espera e (quase) nada. Quando li "Drácula" senti que as minhas expectativas ficaram muito a quem do esperado. No entanto, hoje, reflectindo sobre o que li na altura considero uma excelente obra! Ao comprar a "A Condessa" deixei logo de lado o marketing/Drácula, pois achei que seria uma "armadilha" de publicidade. Depois de ler, acho que as obras não têm de ser comparadas. 

Isabel Bathory, a nossa condessa, é uma bela mulher que foi criada pelos seus pais de forma a manter a disciplina e as regras em casa. 
O livro começa com um castigo medonho levado a cabo pelo pai de Isabel a um cigano. É uma cena tremenda à qual Isabel não mostra medo, pelo contrário, escondida, torna o sofrimento do castigado ainda pior. Aqui, logo nas primeiras páginas, já começámos a imaginar o perfil da Condessa Bathory. Aos onze anos fica noiva do Conde Nadásdy, aos catorze casa e vê-se responsável por um castelo, o qual tem de governar. Os criados não são fáceis de lidar, e Bathory vê nas punições, o elemento necessário para manter a disciplina. E assim, começam os castigos terríveis que causam a morte de sucessivos criados o que leva ao final triste de Isabel, uma mulher que amou, foi amada, nem sempre compreendida, mas também traída por aqueles que julgava ter confiança!

São abordados temas históricos, como as batalhas do exército do Império Otomano, as diferenças religiosas como o protestantismo e o catolicismo romano, entre muitas outras questões que influenciaram as constantes viagens e mudança de residência da Condessa e as suas relações/acções.

Gostei e recomendo!

1 comentários:

    On 27 junho, 2015 Denise disse...

    Sem dúvida, um livro a recomendar.
    Muito bom. Gostei muito.

    Boas leituras!

     

Blogger Templates by Blog Forum