Sinopse
Este romance de estreia passa-se em Teerão, entre os anos 1973 e 1974, antes da revolução islâmica, ainda sob o opressivo regime do Xá Reza Pahlevi. Nesta obra de inspiração autobiográfica, as figuras principais são dois adolescentes em férias escolares que passam grande parte do verão a deambular pelos terraços das casas da vizinhança... Ali trocam confidências, sonham com o futuro, mas também ganham consciência das realidades mais duras da vida. Intenso, dramático e colorido, Terraços de Teerão dá-nos a conhecer a cultura iraniana, através das vidas de personagens em que nos reconhecemos no mais essencial da experiência humana.

Opinião
Relevante. Poderoso. Irreverente.
Este é um livro que apresenta uma agradável dicotomia. De um lado temos aquilo que de mais puro e verdadeiro existe nas pessoas de bem: a amizade, o amor, o respeito, a idoneidade, a coragem, a capacidade de sonharem e de se adaptarem. Do outro lado é-nos apresentado o pior que há no mundo 'civilizado': a imposição, o desrespeito, a injustiça, a repressão, o medo, a ausência de liberdade.
É nesta espécie de corda bamba, que divide dois planos opostos, que vivem os personagem de “Terraços de Teerão”.
Toda a narrativa incide num acto contínuo e mágico, o qual nos demonstra permanentemente que é possível ser feliz num mundo pleno de infelicidade. Foi isto que mais me impressionou na obra, que me fez acreditar que tudo é possível quando enfrentamos o universo de uma forma positiva. Principalmente quando enfrentamos o exterior do mesmo modo com que aceitamos quem somos.
Confesso que não contava gostar tanto deste livro. É possível, através dele, compreender um pouco melhor o modo como viviam (e vivem) os habitantes do Irão, assim como entender a forma de pensar daquele povo tão diferente – ou nem tanto – de nós.

4 comentários:

    On 07 março, 2014 Paula disse...

    Já tive bastante interesse em ler este livro :)
    Quem sabe um dia!

     
    On 07 março, 2014 Vasco disse...

    Estás a suplicar que te envie??

     
    On 07 março, 2014 Paula disse...

    Não, que já tenho cá alguns teus por ler :P

     
    On 07 março, 2014 Vasco disse...

    Tens? Então bem que podes ficar com eles que já não sei quais são.

     

Blogger Templates by Blog Forum