Abaddon, Rui Madureira

Opinião:
(contém alguns spoilers)
Abaddon é uma obra de Rui Madureira que tem por tema principal a luta do bem contra o mal.
A narrativa tem o seu início com a criação do paraíso e com Deus a despertar o seu primeiro anjo - Estrela da Manhã - Lúcifer.
Lúcifer, viria a ser um dos seus principais ajudantes. No entanto, Estrela da Manhã, queria mais, queria ser o único importante na vida do seu Criador. Assim, conspira contra aquele que o criou e derrotado é castigado a permanecer no Inferno durante séculos, onde acorrentado a sua ira vai crescendo de dia para dia prometendo vingança.

Ludibriando Abaddon (o responsável pelo Inferno), Lúcifer elabora um pacto para perturbar a humanidade e desta forma vingar-se daquele que o condenou a tamanha tortura.
Aproveitando uma sessão espírita realizada por jovens, Abaddon apodera-se do corpo de um jovem dando início à vingança...

Toda a narrativa está bem escrita, nota-se uma preocupação em transmitir cada movimento de cada personagem ao pormenor, o que nos permite visualizar as situações como se de um filme se tratasse. Penso que, por vezes, o autor preocupou-se em descrever excessivamente alguns passos, visto que nem todas as personagens têm um papel fundamental.

Em relação aos personagens estão bem caracterizados, no entanto, eu pessoalmente estranhei as falas de Deus, ver um Deus "humanizado", com as nossas atitudes e o nosso vocabulário foi estranho, não pela forma que o autor o fez, porque o fez muito bem, mas porque para mim foi simplesmente estranho. Ao contrário, já não estranhei as falas de Lúcifer e Abaddon...

Falando desta obra, é impossível não fazer referência ao Exorcista, o próprio autor refere no início que se inspirou nesta obra. Existem muitas semelhanças no que se refere ao rapaz possuído. Mas a obra é muito mais do que isto, do que estas semelhanças. É uma obra de terror e aterroriza, confesso que só a lia durante o dia, porque todas as cenas permaneciam no meu imaginário durante horas. O autor está de facto de parabéns!

Em relação à capa ADOREI, uma pintura que ilustra Dante e Virgílio no Inferno de Bouguereau.


Dante e Virgílio no Inferno
by Bouguereau (1825-1905)

Aconselho a todos os amantes do género!

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum