Opinião:
Depois de tanto alarido à volta deste livro e de ler tanta crítica negativa sobre o mesmo lá fui eu ler. Pois não me agrada falar de algo que desconheço!
O livro tem 547 págs e consegue-se ler muito rápido. Li em algumas horas, não porque fiquei presa à escrita, mas porque queria despachar esta leitura. É uma narrativa que não apela a reflexões, não se aprende nada, pois o vazio é  aqui característica dominante!
As personagens são mal caracterizadas, a escrita é irritantemente básica e muito muito repetida e a história principal resume-se ao sexo entre os personagens!
Portanto, se o leitor pretende ler sexo explícito vai encontrar umas linhas interessantes sobre o assunto. Fora isto não encontrará nada mais!


As criticas da imprensa são estas, o que acho de um exagero tremendo!!

“De um dia para o outro, As Cinquenta Sombras de Grey tornou-se sensação entre o círculo das mães jovens e atraentes e chegou ao top dos bestsellers do New York Times. Este romance erótico pôs as gravatas cinzentas no primeiro lugar da lista de compras de muitas esposas, na esperança de que os respectivos maridos viessem a imitar a personalidade obsessiva, imperiosa e intimidante de Grey, com muitas a admitirem que o livro lhes despertou um desejo intenso por sexo com os companheiros.”
The Daily Mail

“As Cinquenta Sombras de Grey, romance erótico de uma autora desconhecida, foi descrito como pornografia para mamãs ou como uma espécie de Twilight para adultos e, por todo o lado, tem deixado as mulheres eléctricas, de tal forma que, em três tempos, o fenómeno se espalhou no Facebook, nos ginásios ou nos eventos escolares dos filhos. Os editores referem que o burburinho que acompanha As Cinquenta Sombras de Grey faz lembrar o que se passou com o Código Da Vinci ou com Comer, Orar e Amar. A diferença é que este livro é responsável por uma outra coisa: apresentou às mulheres habituadas a ler ficção comercial e sem novidade um novo estilo de romance erótico, explícito e de uma ardência ofegante. Nos subúrbios de Nova Iorque, Denver e Minneapolis, as mulheres que devoraram a trilogia afirmam sentir os efeitos benéficos em casa. Segundo Lyss Stern, a fundadora do site DivaMoms.com e uma das primeiras fãs da série, o livro está a reavivar a chama de muitos casamentos. ‘Acho que ler o livro nos faz sentir sexy outra vez’.”
The New York Times

“Novos e velhos, médicos e crentes praticantes, homossexuais e heterossexuais – estamos só a falar dos HOMENS que devoraram este oh! tão atrevido As Cinquenta Sombras de Grey, uma trilogia erótica que conquistou milhões de mulheres numa questão de semanas.”
Washington Post

13 comentários:

    Por acaso não acho que o leitor só encontre sexo explicito e não encontre algo mais. Mas isso são opiniões. O livro está realmente mal escrito, aqueles calões são, na minha opinião, de cortar os pulsos... mas não acho que seja um livro completamente sem mais nada a nao ser sexo;)

     
    On 10 agosto, 2012 Anónimo disse...

    [...o sangue borbulhava-me nas veias como refrigerante numa lata...] só por exemplo esta frase infeliz, como há muitas outras, deixa-me como uma flor murcha...

     
    On 10 agosto, 2012 Paula disse...

    Anónimo fui verificar e a frase é "a expectativa borbulhava-me nas veias como um refrigerante" no entanto penso que o efeito será o mesmo :P

     

    Este é nitidamente um dos casos em que há uma imensa máquina de marketing que vende com uma única ideia: sexo.
    Depois, há os típicos não leitores, note-se, pessoas que lêem 1 livro de 5 em 5 anos, que vão na cantiga julgando-se tratar de uma grande obra literária, quando o que eles buscam é unicamente ler sobre sexo.
    Enfim, é o que eu digo por variadíssimas vezes, hoje em dia os bons livros não se vendem por si só, o que vende são as campanhas de marketing. Fazendo uma boa, qualquer bosta vende milhões e lança qualquer badameco na galeria dos escritores que mais vendem.

     
    On 11 agosto, 2012 Ignotu disse...

    Concordo com o Iceman!
    Este e outros títulos similares não fazem parte da minha extensa e sempre a aumentar lista de livros a ler...

    Ana gostei do Blog!
    Voltarei...

    Ignotu

     
    On 11 agosto, 2012 JK disse...

    Não gosto de criticar livros que nunca li, mas sempre que leio a opinião de alguém sobre este livro fico com menos vontade de o ler e mais vontade de bater em quem chama a isto uma grande obra literária --'
    Duvido que alguma vez o leia enquanto existem tantos livros bons e interessantes à minha espera!

     

    há uma pequena história por trás do sucesso destes livros, infelizmente são mais que um...
    começou como uma fanfiction do Twilight que se tornou mt popular num site onde se publicam esse tipo de escritos. Foi então publicado, alterando os nomes e algumas descrições dos personagens, mas foi edição de autor. Como tinha uma grande base de fãs vendeu, uma editora a sério comprou os direitos e a partir daí veio para o mundo inteiro e foi vendido para o cinema.
    O que fez o sucesso lá fora foi o passa palavra, aquilo que eles chamam de publicidade viral ou algo assim.
    Como diz o Iceman, existem os tipicos não leitores que dizem que adoram o livro e nunca leram nada tão bom, precisamente porque não lêem.

     
    On 12 agosto, 2012 Paula disse...

    Ni, mas quando uma história faz-nos ter vontade de cortar os pulsos, o que podemos aprender com ela?

    Iceman,
    Concordo com o que dizes, a máquina do marketing hoje em dia vende o que quer e infelizmente muitos bons livros são esquecidos facilmente. Aliás, à velocidade que as novidades andam a sair, nem dá tempo para apreciar ou dar valor. Hoje edita-se tudo (o que achamos bom e o que não achamos). No entanto, todos têm direito a uma oportunidade... e há gostos para tudo e há que respeitar... uma questão que tem pano para mangas :P

    Madrigal,
    A saga Twilight vendeu muito, principalmente aos mais jovens e será que não foi uma forma de alguns jovens iniciarem a sua leitura?
    Lembro-me de ver muitos alunos a irem para a escola com o livro debaixo do braço :) pena é que nunca mais vi nenhum com outro tipo de livro :P

    Jk,
    Não é uma obra literária de valor (na minha opinião e na de muitos) mas o facto é que alguns gostam :P
    e a prova que há mercado para ela está aí :P

     

    Já li tão mal sobre este livro, que acabo por ter curiosidade em lê-lo. Se calhar parece estúpido, mas, tal como tu, não gosto de falar sem confirmar. Dizer que é mau só porque toda a gente tem essa opinião. Quando ele chegar à biblioteca aqui da zona (sim, tenho curiosidade mas não tanta para ir gastar dinheiro com ele, prefiro investir noutros), partilho a minha opinião.

    PS- Vou seguir o teu blog ;)

     
    On 21 agosto, 2012 cris disse...

    Nao me atraiu de todo este livro. Nao falo bem nem mal de algo que nao li nem quero ler... Nem vou ler pq.tenho imensos à espera! E pelas opiniões que já li -boas e más- faço uma ideia e sigo aqueles em quem confio... Por isso nao cabe na minha pilha dos para ler... Bj Paula!

     
    On 09 outubro, 2012 São disse...

    Estou a pouco menos de 200 páginas do final e, com toda a sinceridade, acho que a única forma de continuar a ler o livro é levar aquilo numa atitude de gozo... Levar para o cómico e rir dos disparates e, principalmente de estar a ler e pensar "Mas como é que isto é tão lido???".
    Com toda a sinceridade, acho que aquilo não tem assunto nenhum, além de sexo, sexo, sexo... Não me choca, a não se no sentido de saber que tem sido um livro com tanto sucesso sendo aquilo que é.

    Apesar de não me chocar pelo sexo em si (tenho 43 anos e já nada me choca assim, sei que as coisas existem orque tenho sempre ouvido falar delas), enojam-me certas cenas como quando ele lambe os dedos depois de introduzidos sabe-se onde... O facto deles nunca tomarem banho também me causa repulsa...

    A escrita é básica, as frase são, essencialmente, mal construídas e assunto, conteúdo: ZERO!

    A não ser pela forma como foi promovido, divulgado, não percebo esta febre cinzenta!

    Nem pensar em ler o segundo nem o terceiro...E quando comecei a ler isto também não tinha grandes expectativas ... Apenas li porque não gosto de falar mal sem ler, porque me fazia espécie o livro ter tanto sucesso e porque toda a gente lia, queria ter algum assunto de conversa banal... Continua a fazer-me espécie, siceramente..

     
    On 29 outubro, 2012 Anónimo disse...

    Eu ja li o 1º livro todo e adorei.
    estou agora a começar a ler o segundo e tenho imensa curiosidade em acaba-lo para de seguida ler o 3º.
    não fala apenas de sexo como muitas pessoas estão a dizer.
    mas cada qual tem a usa opinião

     
    On 23 novembro, 2012 Anónimo disse...

    Um dia peguei um livro.
    Li que fumar fazia mal, deixei de fumar,
    Li que beber fazia mal, deixei de beber,
    Li que sexo fazia mal, deixei de ler.

     

Blogger Templates by Blog Forum