Sinopse
Saigão, anos 30. Uma bela jovem francesa conhece o elegante filho de um negociante chinês. Deste encontro nasce uma paixão. Ela tem quinze anos e é pobre. Ele tem vinte e sete e é rico. Os amantes, isolados num mundo privado de erotismo e autodescoberta, desafiam as convenções da sociedade.
Enquanto ela desperta para a possibilidade de traçar o seu próprio caminho no mundo, para o seu amante não há fuga possível. A separação é inevitável e tragicamente cadenciada pelos últimos acordes da presença colonial francesa a Oriente.
A jovem é a própria autora e este é o relato exacerbado de uma paixão inquieta e dilacerante. De tão etérea, a sua realidade gravar-lhe-ia no rosto marcas implacáveis de maturidade. Para o mundo, fica uma obra que contém toda a vida.
Obra intemporal, relato de um mundo perdido, O Amante foi vencedor do prestigiado Prémio Goncourt, em 1984, e confirmou o génio literário de Marguerite Duras, nome cimeiro da literatura mundial.

Espero ler em breve para depois ver o filme :)

2 comentários:

    On 05 julho, 2012 Unknown disse...

    Li este livro há uns tempos e gostei bastante, embora o tema seja algo perturbador. Mas a arte é mesmo assim, tem de mexer com a gente...

     
    On 15 julho, 2012 redonda disse...

    Já li o livro há muitos anos e gostei muito. Vi o filme depois e foi dos poucos filmes que não me decepcionaram, quando já tinha lido o livro antes.

     

Blogger Templates by Blog Forum