Opinião:
Constantino, uma criança de doze anos, vive numa terra pequena e humilde, onde todos se conhecem e inevitavelmente opinam mesmo quando não lhes é solicitado.
O seu nome é único na aldeia para orgulho dos pais e desgosto da Tia-Elvira que sonhava dar ao seu primeiro neto o nome do pai dela. Desejo este que a nora não lhe concedeu. O choque entre gerações havia sempre de se afirmar. Até as vindimas já eram escassas, pois os terrenos haviam sido comprados por gente rica com o objectivo de mostrar ostentosas casas (o mundo, sem dúvida, estava perdido, na opinião da Tia-Elvira).
Constantino, uma criança como tantas outras preferia brincar a ir à escola ou mesmo ajudar a guardar o rebanho. Os pássaros eram a sua distracção e alegria, porque também ele sonhava em voar e viajar até outras paragens, quem sabe até Lisboa.
E como o sonho comanda a vida e com Constantino, não havia de ser diferente, este constrói um bote feito de canas que o levará rumo aos seus sonhos, ou melhor, a Lisboa. Enquanto lá não chega, guarda o seu barco no estaleiro do seu coração.
Alves Redol mostra-nos uma aldeia pobre, onde as gentes são simpáticas e humildes, mas iguais a tantas outras nos seus usos e costumes. Usos e costumes que ainda permanecem por estas aldeias e cidades nos dias de hoje.
O sonho é uma constante ao longo de toda a narrativa. O sonho de uma criança, o sonho de tantos homens que outrora foram crianças e que também sonharam e conquistaram, mais não fosse nas noites de luar. Afinal a vida não vale de muito sem os nossos sonhos!
Gostei Muito! Aconselho!


Comentário também publicado no blogue "destante" 

4 comentários:

    On 05 julho, 2012 Helena disse...

    Recordo com carinho este livro que me proporcionou momentos tão agradáveis de leitura na minha juventude. Li-o várias vezes.

     


    Gostaria muito de adquirir a edição deste livro que tem fotografias. Penso que é apenas a primeira edição (de 1962); as seguintes já não têm fotografias. Alguem sabe onde posso compra-lo?

     

    Tem aqui disponível, David:

    http://www.livrarialquimia.com/index.php?route=product/product&product_id=71

    e

    http://www.iberlibro.com/Constantino-Guardador-Vacas-Sonhos-Alves-Redol/3104413098/bd

     

    Obrigado Vasco. Mas gostaria de encontrar um preço mas acessivel. Os livros no www.iberlibro.com são mais acessiveis mas só têm o texto; não é a versão com as fotografias.

     

Blogger Templates by Blog Forum