Opinião:
Os livros de José Luís Peixoto são sempre de alguma forma muito genuínos, ímpares. Este em particular gostei do seu todo! A capa é lindíssima, penso que, até quem não conhece o autor comprará este livro por impulso devido à sua apresentação exterior, a capa está perfeita!
O título “A mãe que chovia”, é um título poético que apela à divagação, ao sonho, à tristeza…  Uma frase pequena e poderosa! Finalmente temos o conteúdo (a história) com frases pequenas e simples, bastante acessível aos mais pequenos para a sua leitura. Mas se para a leitura os nossos leitores de palmo e meio têm o trabalho facilitado, já não o têm para a compreensão, uma vez que lido e assimilado, literalmente como está escrito, este livro não atinge o seu objectivo de fazer reflectir e divagar! Assim, dependendo da idade da criança, a leitura deverá ser acompanhada a meu ver por um adulto para que questione e apele ao espírito crítico.

Nota negativa ao livro:
Como repararam, não coloquei o nome do autor no título do post, porque acho que já tem destaque a mais e passo a explicar!
Em muitos livros infanto-juvenis o nome do autor vem em destaque juntamente com o nome do ilustrador, no entanto nesta obra, o nome do ilustrador é relegado descaradamente para segundo plano, o que a meu ver é uma enorme falta de consideração. Pois, um livro infanto-juvenil vende primeiro pelo impacto visual que causa no comprador e no pequeno leitor e só depois é avaliado pela história propriamente dita.
Neste caso, o nome do ilustrador vem em letras tão, mas tão pequenas que passa completamente despercebido!
Talvez personalidades como José Luís Peixoto não possam partilhar o seu lugar de destaque.

Então, aqui ficam os créditos aos que merecem:
Projecto gráfico original de RPVP Designers
Design da capa: Rui Rodrigues
Ilustrações da Capa: Daniel Silvestre da Silva
Composição: Rui Rodrigues
Execução gráfica: Bloco Gráfico Lda
Unidade Industrial da Maia

2 comentários:

    Eu tive a oportunidade de falar com o José precisamente de vido às suas capas e ele não tem total decisão naquilo que é publicado sendo que a editora tem um grande peso. Penso que o destaque do nome do autor serve para vender o livro pois como sabemos, José Luís Peixoto vende bastante e não só em Portugal.
    De qualquer forma concordo com a sua posição relativamente ao destaque que deverá ser dado ao ilustrador de livros infantis.

    Boas leitures =)

    oqueoslivrosmedizem.blogspot.com

     
    On 05 maio, 2012 Paula disse...

    Miguel Nunes,
    Eu entendo que a palavra final da apresentação do livro não seja do autor. Mas acho que este deve fazer força para tal. O nome José Luís Peixoto vende por si só... talvez seja por isso que elaboraram essa capa. O nome do autor até vem primeiro que o título!

     

Blogger Templates by Blog Forum