Opinião:
Esta é uma narrativa de Linda Carlino que nos envolve nos ambientes que descreve, uma estória dentro da História que nos faz viajar até ao sec XVI e conhecer Carlos V, filho de “Joana a Louca”, título também editado pela Presença.
Carlos V – uma grande figura da História – é nesta obra “dissecado” desde a figura de Imperador até à sua intimidade mais banal.
Convém talvez lembrar que Carlos V foi um dos mais importantes monarcas de Espanha. Ele juntou a corte espanhola com a do Sacro Império Romano Germânico, da Europa Central, formando um Império considerável. Em Espanha, ele governou numa época de grande riqueza, principalmente com a prata e o ouro vindos da América. Ele sucedeu a Fernando de Aragão, o rei que assinou mo Tratado de Tordesilhas com Portugal e o seu sucessor foi Filipe II que viria a ser também rei de Portugal.
Um dos personagens que achei bastante interessante para além de Carlos V, foi Quijada, Don Luís que sendo seu antigo ajudante de campo, passa a mordomo, mais do que mordomo, Quijada é um amigo que vai tecendo ao longo da narrativa opiniões imparciais acerca desta grande figura que foi Carlos V.
Note-se que Carlos V, sendo imperador do Sacro Império Romano, através de subornos não se esqueça, passou por bastantes dificuldades financeiras, para além destas deteve-se sempre com a preocupação de evitar a expansão das fronteiras do império Otomano e lutar para que França não conseguisse estender as suas possessões para Itália.
O narrador Omnisciente tem, a meu ver, um papel fundamental nesta obra, pois vai lançando pistas com o seu humor mordaz fazendo com que a leitura seja fluida e bastante interessante.
Gostei!

Sinopse:
Carlos V tem sido considerado o maior imperador do Sacro Império Romano desde Carlos Magno, mas terá sido mesmo? Em Uma Questão de Orgulho, a autora deixa-nos com uma visão bastante cética daquele que foi um dos homens mais poderosos da Europa no século XVI. Quando Carlos se retira para um pequeno mosteiro isolado na região oeste de Espanha, traz com ele inúmeras recordações do seu passado. Mas as pessoas à sua volta encarregam-se de nos dar uma perspetiva mais completa e por vezes surpreendente dos acontecimentos recordados por Carlos…
Carlos V, imperador do Sacro Império Romano – rei, soldado, amante. Uma história de poder, paixão e arrependimento.

O livro aqui na editora

4 comentários:

    O livro "Inés de minha alma" de Isabel Allende é sobre essa época em que governava Carlos V, muito embora ele seja referido na obra, não faz parte dos personagens principais. ;)
    Parece-me bastante interessante. Tal como também tenho curiosidade na "Joana a Louca", que já esteve a preço de saldo na Presenaça. Só que ando mesmo em contenção... :(

     

    Que livro interessante, fique curiosa a respeito dele! oO

     

    Paula,
    quando li a tua opinião deixou-me a sensanção que gostaste mas...qualquer coisa não te agradou.
    (Ou então adoraste e estou a fazer figuras tristes) LOL
    Com base no que achei da tua crítica direi:
    "Parece-me interessante, mas..."
    Abraço.

     
    On 19 janeiro, 2012 Paula disse...

    Tons de Azul,
    Tenho de ler Allende, começo a ficar realmente curiosa!

    Arame Farpado,
    Se desse classificação aos livros (como fazia antes) este seria um Muito Bom (havia ainda na minha classificação o excelente e Obra prima). Este é muito bom e recomendo! :)

     

Blogger Templates by Blog Forum